Versão web

 

24/04 a
27/04/2026

Arquivo•CCVAlg - Astronomia•Feed RSS

Astroboletim #2309

 

Rover Curiosity descobre moléculas orgânicas nunca antes observadas em Marte

O rover Curiosity da NASA identificou mais de 20 moléculas orgânicas em rochas antigas de Marte, incluindo várias nunca antes observadas no planeta. Embora não provem a existência de vida, estas substâncias mostram que Marte teve condições químicas favoráveis e que compostos complexos podem ser preservados durante milhares de milhões de anos.

👉 Ler mais 
 

🗓️ Almanaque do espaço e do tempo

Dia 24/04: 114.º dia do calendário gregoriano

Aconteceu neste dia

• Lua em Quarto Crescente, pelas 03:32.

• Repita a observação de ontem e compare as posições de Vénus, das Plêiades e, se possível, do planeta Úrano.

• Ao anoitecer, tente avistar o aparecimento das estrelas de M45 cerca de 3,5º para a direita do planeta Vénus. Úrano encontra-se para baixo e um pouco para a esquerda de Vénus.

• Todos estes três astros cabem no campo de visão de uns típicos binóculos.

 

Dia 25/04: 115.º dia do calendário gregoriano

Aconteceu neste dia

• A Lua está esta noite perto da estrela Regulus, de Leão.

• Se observar o par durante toda a noite, conseguirá ver que o nosso satélite natural se aproxima de Regulus.

• A Lua passa o mais perto de Regulus, 0,2º, pelas 01:37 (já de dia 26).

 

Dia 26/04: 116.º dia do calendário gregoriano

Aconteceu neste dia

• À medida que a noite cai, olhe para o céu a oeste e procure Pollux e Castor, alinhadas quase na horizontal (depende da latitude do observador). Estas duas estrelas, que representam as cabeças dos Gémeos, formam o topo do enorme Arco da Primavera.

• Para a sua esquerda, mais abaixo, encontra-se Procyon, a extremidade esquerda do Arco.

• Mais à direita e abaixo, encontra-se a outra extremidade, formada pela estrela de segunda magnitude Menkalinan e, em seguida, pela brilhante Capella.

• O Arco desce a oeste ao longo da noite.

 

Dia 27/04: 117.º dia do calendário gregoriano

Aconteceu neste dia

• Vega, a Estrela de Verão e de magnitude zero, tal como Arcturus, brilha agora baixa a nordeste ao cair da noite.

• Quanto mais para norte estiver o observador, mais alta Vega estará. Quanto mais para sul, mais terá de esperar para ela aparecer. No Algarve, Vega nasce esta noite pelas 21:15.

 

Neste exoplaneta semelhante a Júpiter podem existir nuvens de gelo de água

Astrónomos usaram o Telescópio Webb para estudar o exoplaneta gigante Epsilon Indi Ab, semelhante a Júpiter mas mais massivo e quente. Descobriram nuvens de gelo de água na sua atmosfera, algo ausente nos modelos atuais. O resultado revela maior complexidade atmosférica e melhora técnicas para estudar planetas tipo Terra no futuro.

Ler mais

Determinando a idade de uma anã castanha através de minúsculas pulsações estelares

O Observatório W. M. Keck foi utilizado para estudar o sistema HR 7672 e determinar com precisão a idade da estrela (aproximadamente 2,3 mil milhões de anos) e da sua anã castanha companheira. Esta medição fornece um "relógio" raro que permite testar e melhorar modelos sobre a evolução e arrefecimento destes objetos intermédios.

Ler mais
 

Álbum de fotografias

De Olho na Via Láctea

(clique na imagem para ver versão maior)
Crédito: Miguel Claro (TWAN, Dark Sky Alqueva)

Alguma vez já teve estrelas nos olhos? Parece que o olho da esquerda tem, e, além disso, parece estar a contemplar ainda mais estrelas. O mosaico de 27 imagens aqui apresentado foi captado em 2019 a partir de Ojas de Salar, no Deserto de Atacama, no Chile. O olho é, na verdade, uma pequena lagoa que reflete o céu noturno escuro, com a Via Láctea a estender-se em arco por cima. A faixa aparentemente suave da Via Láctea é, na verdade, composta por milhares de milhões de estrelas, mas decorada com filamentos de poeira que absorvem a luz e nebulosas que brilham em tons de vermelho. Além disso, tanto Júpiter (ligeiramente à esquerda do arco galáctico) como Saturno (ligeiramente à direita) são visíveis. As luzes de pequenas cidades pontilham o invulgar horizonte vertical. O terreno rochoso em torno da lagoa parece, para alguns, mais a superfície de Marte do que a da nossa Terra.

 
Arquivo•CCVAlg - Astronomia•Feed RSS•Contacte o Webmaster•Remover da lista

Centro Ciência Viva do Algarve
Rua Comandante Francisco Manuel
8000-250, Faro
Portugal
Telefone: 289 890 922
Telemóvel: 962 422 093
E-mail: info@ccvalg.pt

Facebook Twitter Instagram Tripadvisor

Centro Ciência Viva de Tavira
Convento do Carmo
8800-311, Tavira
Portugal
Telefone: 281 326 231
Telemóvel: 924 452 528
E-mail: geral@cvtavira.pt

Facebook Twitter Instagram Tripadvisor

"Dedo à distância do braço esticado"?, "Punho à distância do braço esticado"? O que é isso?

Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione noreply@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um caráter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML e classes CSS - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente de webmail suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook ou outras apps para leitura de mensagens eletrónicas.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na newsletter de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve e do Centro Ciência Viva de Tavira. Se não a deseja receber ou se a recebe em duplicado, faça a devida alteração clicando aqui ou contactando o webmaster.

Esta mensagem destina-se unicamente a informar e está de acordo com as normas europeias de proteção de dados (ver RGDP), conforme Declaração de Privacidade e Tratamento de dados pessoais.

2026 - Centro Ciência Viva do Algarve | Centro Ciência Viva de Tavira