Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 794
14/10 a 17/10/2011

Siga-nos:

EFEMÉRIDES

Dia 14/10: 287.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1960, a sonda soviética Mars 1960B falha a inserção na órbita da Terra.
Em 1968 tem lugar a primeira transmissão televisiva em directo de uma nave espacial, a Apollo 7.

Observações: Esta noite a Lua encontra-se para a direita das Plêiades.

Dia 15/10: 288.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1582, o papa Gregório XIII implementava o calendário gregoriano.
Em 1608 nascia Evangelista Torricelli, físico italiano famoso por ter inventado o barómetro.
Em 1829 nascia Asaph Hall, astrónomo americano famoso por ter descoberto as luas de Marte, Phobos e Deimos.

Determinou também as órbitas de satélites de outros planetas e de estrelas duplas, a rotação de Saturno e a massa de Marte.
Em 1997, era lançada a sonda Cassini para Saturno a partir de Cabo Canaveral.
Em 2003, a China lança a Shenzhou 5, a sua primeira missão espacial tripulada.
Observações: Assim que for possível observar Júpiter, aponte para lá o seu telescópio e conseguirá ver a sombra de Io terminar a sua passagem pela atmosfera, bem como a Grande Mancha Vermelha do lado oposto do globo, esta visível até à meia-noite.

Esta noite a Lua encontra-se para baixo das Plêiades.

Dia 16/10: 289.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 2001, a sonda Galileu passava a 181 km de Io, uma das luas de Júpiter.

Observações: Esta noite, todos os satélite galileanos de Júpiter encontram-se do seu lado esquerdo. Aproveite para os observar com binóculos ou telescópio.

Dia 17/10: 290.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1604, o astrónomo Johannes Kepler observa uma supernova na constelação de Ofíuco.

Observações: Nesta altura do ano, ao anoitecer, irá encontrar Arcturo brilhando baixa a Oeste-Noroeste - à mesma altura por cima do horizonte que Capela a Nordeste. Arcturo está a pôr-se, Capela a nascer. Quão detalhadamente consegue registar a hora a que estão à mesma altura?

A nave Phobos-Grunt levará também uma experiência desenvolvida pela Sociedade Planetária com o nome de LIFE (Living Interplanetary Flight Experiment), que consiste no envio de específicos microrganismos dentro de uma cápsula numa viagem interplanetária de ida-e-volta de três anos. O seu objectivo é testar quais os organismos que conseguem sobreviver no espaço profundo.

OUSADA MISSÃO A LUA DE MARTE LEVANTA VOO EM NOVEMBRO

Daqui a pouco mais de 3 semanas, a Rússia planeia lançar uma arrojada missão a Marte cujo objectivo, se bem-sucedido, é aterrar na lua de Marte, Phobos, e enviar de volta à Terra uma amostra de rochas cerca de três anos depois.

O seu propósito é determinar a origem e evolução de Phobos e como se relaciona com Marte e com a evolução do Sistema Solar. O lançamento da sonda Phobos-Grunt irá terminar uma lacuna com quase duas décadas na exploração russa do Planeta Vermelho, seguindo-se à missão falhada a Marte em 1996 e tem actualmente lançamento previsto para poucas semanas antes de outra missão a Marte - nomeadamente o próximo rover da NASA, o Curiosity.

O lançamento da Phobos-Grunt poderá acontecer entre 5 e 8 de Novembro, a bordo de um foguetão russo Zenit 3-F a partir do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão. A janela de lançamento prolonga-se até por volta de 25 de Novembro. Os componentes da sonda estão a ser submetidos a testes de pré-lançamento em Baikonur.

Arquitectura da Phobos-Grunt.
Crédito: NPO Lavochkin

Baikonur é o mesmo local a partir do qual os foguetões tripulados Soyuz levantam voo até à Estação Espacial Internacional. Tal como o rover Curiosity da NASA, a missão estava originalmente planeada para 2009, mas foi prudentemente atrasada devido a um número de problemas técnicos. "Novembro verá o lançamento da estação de pesquisa automática interplanetária Phobos-Grunt, com o objectivo de trazer para a Terra amostras do solo de um dos satélites naturais de Marte", afirmou Vladimir Popovkin, líder da Agência Espacial Federal Russa, durante uma sessão do Parlamento russo.

A sonda irá alcançar a vizinhança de Marte após uma viagem interplanetária de 11 meses, por volta de Outubro de 2012. Seguindo-se a vários meses de investigações científicas orbitais de Marte e das suas duas luas, e estudando um local de aterragem seguro, a Phobos-Grunt tentará a primeira aterragem em Phobos da Humanidade. Estudará detalhadamente a superfície da pequena lua e recolherá até 200 gramas de solo e rochas com um braço robótico.

Após cerca de um ano de operações científicas, o veículo de regresso, já carregado, levantará voo de Phobos e chegará à Terra em meados de Agosto de 2014. Estas serão as primeiras amostras macroscópicas enviadas a partir de outro corpo do Sistema Solar desde a russa Luna 24 em 1976. "A viagem de volta irá demorar entre 9 e 11 meses. A cápsula entrará então na atmosfera a uma velocidade de 12 km/s. Não tem paraquedas nem comunicação de rádio e irá diminuir de velocidade graças à sua forma cónica," afirma Maksim Martynov, líder do projecto. Ele acrescentou que existem dois manipuladores de recolha de solo na sonda devido às incertezas nas características do solo de Phobos.

Cenário da missão Phobos-Grunt.
Crédito: CNES

A Phobos-Grunt consiste de um estágio de viagem, de um "orbiter/lander", veículo de ascensão e veículo de regresso à Terra. A nave pesa quase 12 toneladas e está equipada com uma sofisticada carga científica de 50 kg, em particular da Agência Espacial Francesa. Também acoplado está o microssatélite Yinghou-1, fornecido pela China. Com 110 kg, é a primeira sonda chinesa a viajar até Marte e irá estudar os campos magnéticos e gravíticos do Planeta Vermelho, bem como o ambiente superficial de órbita durante aproximadamente 1 ano.

"Será a primeira vez que tal estudo [em Marte] será feita simultaneamente por duas sondas. A pesquisa irá ajudar-nos a melhor compreender a erosão atmosférica de Marte," acrescentou o professor Lev Zelyony do Instituto de Pesquisa Espacial da Academica Russa de Ciências.

Phobos-Grunt:
CNES
RussianSpaceWeb.com

Phobos:

Rover Curiosity:

Galáxias distantes revelam como o nevoeiro cósmico se dissipou (via ESO)
Cientistas utilizaram o Very Large Telescope do ESO para sondar o Universo primordial a diferentes idades à medida que este se ia tornando transparente à radiação ultravioleta. Esta breve mas dramática fase da história cósmica - conhecida como reionização - ocorreu há cerca de 13 mil milhões de anos. Ao estudar detalhadamente as galáxias mais distantes alguma vez encontradas, a equipa conseguiu determinar pela primeira vez a linha cronológica da reonização. A equipa demonstrou também que esta fase deve ter ocorrido mais depressa do que os astrónomos pensavam anteriormente. Ler fonte

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS - A Cor de IC 1795
Crédito: Bob e Janice Fera (Fera Photography)

Este detalhado retrato cósmico contém gás brilhante e nuvens de poeira escura em IC 1795, uma região de formação estelar na constelação de Cassiopeia. Também catalogada como NGC 896, os impressionantes detalhes da nebulosa, vistos aqui na dominante cor vermelha, foram capturados através de uma câmara muito sensível com longas exposições que incluem dados de um filtro de banda-estreita. Este filtro transmite apenas a radiação H-alpha, a luz avermelhada dos átomos de hidrogénio. Ionizado pela radiação ultravioleta oriunda de estrelas jovens e energéticas, o átomo de hidrogénio emite a característica luz H-alpha à medida que o seu único electrão é recapturado e transita para estados menos energéticos. Não muito longe, no céu, do famoso Enxame Duplo de Perseu, IC 1795 encontra-se perto de IC 1805, a Nebulosa do Coração, como parte de uma rede de regiões de formação estelar que se situam no limite de uma grande nuvem molecular. A pouco mais de 6000 anos-luz de distância, a grande nuvem de formação estelar prolonga-se pelo braço espiral de Perseu na nossa Via Láctea. A esta distância, a imagem acima cobre uma área com aproximadamente 70 anos-luz de comprimento.

Os conteúdos das hiperligações encontram-se na sua esmagadora maioria em Inglês. Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione astronomia@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um carácter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook, o Windows Live Mail ou o Thunderbird.

2011 - Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.