APOLLO 11: NOVA IMAGEM DO LOCAL DE ATERRAGEM
2 de Outubro de 2009

A câmara a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter obteve um segundo olhar do local de aterragem da Apollo 11. Estas imagens foram capturadas antes da LRO alcançar a sua órbita científica de 50 km por cima da Lua, mas a iluminação é diferente das imagens anteriores, oferecendo mais detalhe deste local histórico. Desta vez, o Sol estava 28 graus mais alto no céu, tornando as sombras mais pequenas e realçando diferenças de brilho mais subtis na superfície. As impressões melhoraram dramaticamente. Veja abaixo uma ampliação.

Nota-se o percurso do astronauta até à câmara de TV, e pode até discernir o seu apoio (seta). Pode identificar duas partes do pacote de experiências EASEP (Early Apollo Science Experiments Package) - os instrumentos LRRR (Lunar Ranging Retro Reflector) e PSE (Passive Seismic Experiment). São também discerníveis as pegadas de Armstrong até à Cratera Little West (33 metros em diâmetro, seta sem legenda). O seu rápido passeio proporcionou aos cientistas o primeiro olhar dentro de uma cratera lunar.

Programa Apollo:
Especial Apollo 11 da NASA

Lunar Reconnaissance Orbiter:

Lua:

Segunda imagem do local de aterragem da Apollo 11.
Crédito: NASA/GSFC/Universidade Estatal do Arizona

Imagem ampliada duas vezes, que mostra a Base da Tranquilidade.
Crédito: NASA/GSFC/Universidade Estatal do Arizona