Top thingy left
 
OBSERVE! TRIÂNGULO DE PLANETAS E CHUVA DE METEOROS
10 de Agosto de 2010

 

As próximas noites oferecem duas espectaculares vistas cósmicas que qualquer pessoa pode apreciar. Começou este fim-de-semana um lindo alinhamento dos planetas Vénus, Marte e Saturno. Esta impressionante reunião precede a anual chuva de meteoros das Perseídas, um festival de estrelas cadentes que terá o seu pico entre 11 e 13 de Agosto.

Cerca de uma hora depois do pôr-do-Sol, qualquer pessoa com uma vista desimpedida do horizonte a Oeste-Noroeste deverá ser capaz de avistar o triângulo dos três planetas, brilhando baixos a Oeste. Encontram-se restringidos a uma área relativamente pequena do céu, formando um conjunto muito distinto e que salta à vista.

Vénus, a famosa "Estrela da Tarde," é o ponto mais brilhante do céu, com Marte e Saturno aparecendo mais ténues. Pode vê-los juntos em qualquer destas noites. Embora Vénus seja brilhante o suficiente para ser observado à vista desarmada no lusco-fusco, Saturno e Marte serão provavelmente um pouco mais difíceis. De facto, embora Saturno e Marte tenham primeira magnitude, terão apenas 1/50 do brilho de Vénus.

Recomenda-se o uso de binóculos para pesquisar no céu o alinhamento planetário, particularmente se estiver pouco nublado ou ainda com muita claridade do Sol. Será mais fácil avistá-los em locais fora das grandes cidades.

Na noite de 12 de Agosto, os três planetas continuam o seu espectáculo a Oeste, desaparecendo bem depois do pôr-do-Sol, depois das 22 horas. Mas o espectáculo não acaba aqui, seguem-se as Perseídas.

As Perseídas são provocadas por detritos do cometa Swift-Tuttle. A cada 133 anos o cometa passa pelo Sistema Solar interior e deixa para trás um rasto de detritos. A Terra passa por entre estes detritos todos os meses de Agosto. Quando os bocados de cometa entram na nossa atmosfera, vaporizam-se, criando os meteoros.

Se o tempo permitir, os observadores do céu podem avistar estas "estrelas cadentes" em qualquer lado, mas os melhores sítios são aqueles com céu escuro, longe das áreas urbanas.

A melhor altura para observar a chuva de meteoros será durante as horas da madrugada de Quarta, dia 11 de Agosto, até antes do amanhecer de dia 13 - duas noites completas. Observadores pacientes com boas condições conseguirão ver até 60 estrelas cadentes por hora, ou mais.

Links:

Vénus:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Perseídas:
NASA
Sky & Telescope
Wikipedia
Meteor Shower Online

 


A diferença de separação dos três planetas durante a primeira metade de Agosto.
Crédito: Miguel Montes, Stellarium
(clique na imagem para ver versão maior)


Mapa do radiante das Perseídas.
Crédito: Sky & Telescope

 
Top Thingy Right