Top thingy left
 
VÉNUS E ÚRANO VISÍVEIS SÁBADO AO AMANHECER
22 de Abril de 2011

 

Na manhã de Sábado, dia 23 de Abril, os observadores do céu vão ter uma rara oportunidade para avistar o planeta Úrano, pois estará muito perto do brilhante planeta Vénus, no céu ao amanhecer.

Pode facilmente avistar Vénus, pois é o objecto mais brilhante do céu mesmo antes do nascer-do-Sol, mas é melhor avistá-lo assim que seja visível por cima do horizonte a Este, isto para que o céu esteja ainda o mais escuro possível. Isto ajuda a avistar o pequeno planeta Úrano, visível mesmo no limite do olho humano sob condições perfeitas, mas na maioria das vezes, necessita binóculos ou um pequeno telescópio para o observar.

Este mapa estelar mostra a posição de Vénus e Úrano, ao amanhecer de Sábado.

No Sábado de manhã, Úrano estará cerca de meio-grau mesmo para cima de Vénus (hemisfério norte). Vai aparecer com uma magnitude de 5,9, e Vénus com magnitude -3,9, uma diferença de 9,8 magnitudes.

Isto significa que, tendo em conta que a escala de magnitudes é logarítmica, Vénus vai estar quase 10.000 vezes mais brilhante que Úrano.

Na realidade, os dois planetas estão separados por quase 20 UA (1 UA, ou unidade astronómica, é a distância entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de quilómetros), mas no céu da Terra estão separados por apenas 0,51º. Os dois planetas vão estar muito baixos no céu a Este e vão ser difíceis de ver por entre a luz do amanhecer. Será necessário um horizonte limpo e baixo a Este. Um pequeno par de binóculos será também essencial para avistar Úrano. Use o muito mais brilhante Vénus para localizar o ténue planeta Úrano.

Para os astrólogos da Antiguidade, estas conjunções estavam recheadas de significados sinistros. Para os astrónomos modernos, proporcionam meramente boas vistas, oportunidades fotográficas, embora esta conjunção seja difícil de capturar devido à extrema diferença de brilho.

Esta é a segunda de uma série de encontros próximos entre seis planetas no céu ao amanhecer durante os próximos dois meses. Apenas Saturno não participa nesta dança, dado que actualmente é rei do céu nocturno.

Aqui fica um resumo das próximas conjunções:

1 de Maio
8 de Maio
10 de Maio
11 de Maio
18 de Maio
20 de Maio
22 de Maio
Marte e Júpiter
Mercúrio e Vénus
Mercúrio e Júpiter
Vénus e Júpiter
Mercúrio e Vénus (novamente)
Mercúrio e Marte (novamente)
Vénus e Marte

Estas conjunções oferecem muitas oportunidades para excelentes fotografias e até com câmaras comuns. Use a sua lente na configuração mais longa, com uma ligeira subexposição para realçar as cores do amanhecer, e tente situar os planetas com silhuetas de objectos no pano da frente.

Links:

Vénus:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

Úrano:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

 
O planeta Úrano em conjunção com Vénus, na manhã de dia 23 de Abril.
Crédito: Miguel Montes, Starry Night
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right