MAVEN CHEGA A MARTE, AMANHÃ É A VEZ DA INDIANA MANGALYAAN
23 de Setembro de 2014
A sonda MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da NASA entrou com sucesso em órbita de Marte.
Lançada em Novembro de 2013, terminou a sua viagem interplanetária com um disparo de 33 minutos do seu propulsor, colocando-a numa órbita elíptica que vai encolher durante as próximas seis semanas. A sua tarefa será descobrir o que é que aconteceu à atmosfera de Marte.
As sondas e rovers anteriores viram evidências químicas e geológicas de que o Planeta Vermelho já foi muito parecido com a Terra: quente, húmido, um ambiente amigável para a vida. Mas a certo ponto, as coisas mudaram: Marte perdeu a maioria da sua atmosfera espessa que permitia com que a água permanecesse no estado líquido à superfície. Ao examinar a atmosfera actual e ao observar em tempo real como muda em resposta à radiação do Sol, a MAVEN vai tentar descobrir o quando e o porquê disso ter acontecido.
Amanhã será a vez da sonda indiana MOM (Mars Orbiter Mission, ou Mangalyaan) chegar a Marte. Começará a sua inserção orbital por volta das 4 da manhã (hora de Portugal).
A MOM vai estudar o clima de Marte, fotografar a superfície e mapear os minerais do planeta, e poderá ser capaz de determinar de onde é que surgiu o metano detectado por sondas anteriores.
Se for bem-sucedida, será a primeira sonda indiana a orbitar Marte.
Ambas as sondas chegaram mesmo a tempo de observar o que promete ser a mais feroz chuva de meteoros já registada. Terá início quando o Cometa Siding Spring passar pelo planeta em meados de Outubro, a uns meros 173.000 quilómetros da sua superfície.