Top thingy left
 
EXOMARS 2016 - TGO EM ÓRBITA DE MARTE; DESTINO DO SCHIAPARELLI AINDA POR APURAR
21 de outubro de 2016

 


A sonda TGO e o módulo Schiaparelli da missão ExoMars em aproximação a Marte.
Crédito: ESA/ATG medialab
(clique na imagem para ver versão maior)

 

O orbitador TGO (Trace Gas Orbiter) da missão ExoMars 2016 da ESA realizou com sucesso a longa combustão de 139 minutos necessária para ser capturado por Marte e entrou numa órbita elíptica em torno do Planeta Vermelho, enquanto o contato com o módulo-teste da missão, a partir da superfície, ainda não foi confirmado.

A combustão de inserção na órbita de Marte pelo TGO durou das 14:05 às 16:24 (hora portuguesa), a 19 de outubro, reduzindo a velocidade e direção da sonda espacial em mais de 1,5 km/s. O TGO está agora na sua órbita planeada em torno de Marte. As equipas da Agência Espacial Europeia no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) em Darmstadt, Alemanha, continuam a acompanhar a "boa saúde" da sua segunda sonda em órbita em torno de Marte, que se junta à Mars Express com 13 anos de idade.

As equipas do ESOC estão a tentar confirmar o contato com o Módulo Demonstrador de Entrada, Descida e Aterragem (EDM), Schiaparelli, que entrou na atmosfera marciana cerca de 107 minutos após a sonda TGO ter iniciado a sua própria manobra de inserção em órbita.

O "lander" de 577 kg foi libertado da TGO às 15:42 (hora portuguesa) de 16 de outubro. O Schiaparelli foi programado para executar autonomamente uma sequência de aterragem automatizada, com o lançamento do para-quedas e a libertação do escudo térmico frontal entre 11 e 7 km, seguida de uma travagem de um retrofoguete a partir dos 1100 m a partir do solo, e uma queda final de uma altura de 2 m, protegido por uma estrutura deformável.

Antes da entrada atmosférica às 15:42 de dia 19, o contato através do GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope), a maior gama de interferometria do mundo, localizado perto de Pune, na Índia, foi estabelecido logo depois de ter começado a transmitir um sinal luminoso 75 minutos antes de atingir as camadas superiores da atmosfera marciana. No entanto, o sinal foi perdido algum tempo antes da aterragem.

Os dados essenciais enviados pelo Schiaparelli à sonda TGO, durante a descida de anteontem, foram retransmitidos para a Terra e esses 600 megabytes estão atualmente a ser analisados por especialistas.

As indicações dos sinais sugerem que o módulo completou com sucesso a maioria dos passos da sua descida de seis minutos através da atmosfera. Estes incluem a desaceleração, a libertação do paraquedas e do escudo térmico, por exemplo.

Mas os sinais registados pelo GMRT e pela Mars Express cessaram antes do pouso à superfície. Também parecem indicar que a ejeção do escudo e paraquedas ocorreram mais cedo do que o esperado, mas a análise continua. O mesmo parece ter acontecido com os motores, que foram ativados brevemente e desligados mais cedo do que o esperado, a uma altitude ainda por determinar.

Uma série de janelas foram programadas para escutar sinais provenientes do módulo através da Mars Express da ESA, da MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) e da MAVEN (Mars Atmosphere & Volatile Evolution) da NASA. O GMRT também tem horários de escuta.

Se Schiaparelli chegou à superfície em segurança, as baterias deverão ser capazes de suportar as operações entre três a dez dias, oferecendo múltiplas oportunidades para reestabelecer um elo de comunicação.

O TGO está equipado com um conjunto de instrumentos científicos, a fim de estudar o ambiente marciano a partir da órbita. Embora seja essencialmente um demonstrador de tecnologia, Schiaparelli também contém uma pequena carga científica útil para realizar algumas observações a partir do solo.

A missão ExoMars 2016 é a primeira parte de um esforço internacional duplo conduzido pela ESA em cooperação com Roskosmos na Rússia, que também irá abranger a missão ExoMars 2020. Prevista para 2020, a segunda missão ExoMars incluirá um módulo Russo e um rover europeu, que irá perfurar até 2 m de profundidade para procurar material orgânico primitivo.

 


comments powered by Disqus

 


Impressão de artista do módulo Schiaparelli com o paraquedas ativado.
Crédito: ESA/ATG medialab
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão ExoMars 2016 pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
18/10/2016 - ExoMars preparada para o Planeta Vermelho
14/10/2016 - O que esperar da câmara do módulo Schiaparelli
07/10/2016 - Os perigos de aterrar em Marte
15/03/2016 - Missão ExoMars parte para Marte
08/03/2016 - Sonda ExoMars com lançamento previsto para a próxima semana

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
ESA - 2 (comunicado de imprensa)
ESA - 3 (vídeo da conferência da imprensa de 20/10/16)
Science
Astronomy
The Planetary Society
Sky & Telescope
Sky & Telescope - 2
New Scientist
Universe Today
COSMOS
SPACE.com
SPACE.com - 2
Popular Mechanics
PHYSORG
PHYSORG - 2
Popular Science
Scientific American
euronews
BBC News
CNN
UPI
TIME
The Verge
ars technica
RTP
SIC Notícias
tvi24
TSF
Rádio Renascença
Expresso
Diário de Notícias
Público
Jornal de Notícias
Correio da Manhã
Observador
ZAP.aeiou

ExoMars TGO:
ESA
Wikipedia

"Lander" Schiaparelli:
ESA
Wikipedia

ExoMars 2020:
ESA
Wikipedia

Mars Express: 
ESA 
Wikipedia

MRO:
NASA 
JPL 
Wikipedia

MAVEN:
NASA
NASA - 2
Wikipedia

GMRT:
Página principal
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

 
Top Thingy Right