Top thingy left
 
TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB VAI DESCOBRIR AS RIQUEZAS DO UNIVERSO PRIMITIVO
28 de junho de 2022

 


Esta imagem com quase 10.000 galáxias é chamada HUDF (Hubble Ultra Deep Field). Inclui galáxias de várias idades, tamanhos, formas, e cores. As galáxias mais pequenas, mais vermelhas, cerca de 100, podem estar entre as mais distantes conhecidas, existentes quando o universo tinha apenas 800 milhões de anos. As galáxias mais próximas - as maiores, mais brilhantes, espirais bem definidas e elípticas - prosperaram há cerca de mil milhões de anos, quando o cosmos tinha 13 mil milhões de anos de idade.
A imagem exigiu 800 exposições realizadas ao longo de 400 órbitas do Hubble em torno da Terra. O tempo total de exposição foi de 11,3 dias, obtido entre 24 de setembro de 2003 e 16 de janeiro de 2004.
Crédito: NASA, ESA, S. Beckwith (STScI) e equipa HUDF

 

Durante décadas, os telescópios têm-nos ajudado a captar a luz das galáxias que se formaram até 400 milhões de anos após o Big Bang - incrivelmente cedo no contexto da história de 13,8 mil milhões de anos do Universo. Mas como eram as galáxias que existiam ainda antes, quando o Universo era semitransparente, no início de um período conhecido como a Época da Reionização? O Telescópio Espacial James Webb da NASA está prestes a acrescentar novas riquezas ao nosso tesouro de conhecimento, não só capturando imagens de galáxias que existiam já nas primeiras centenas de milhões de anos após o Big Bang, mas também nos fornecendo dados detalhados conhecidos como espectros. Com as observações do Webb, os investigadores vão poder dizer-nos, pela primeira vez, mais sobre a composição de galáxias individuais no Universo primitivo.

O levantamento NGDEEP (Next Generation Deep Extragalactic Exploratory Public), coliderado por Steven L. Finkelstein, professor associado da Universidade do Texas em Austin, EUA, terá como alvo as mesmas duas regiões que compõem o HUDF (Hubble Ultra Deep Field) - locais na direção da constelação de Fornalha onde o Hubble passou mais de 11 dias a obter exposições profundas. Para produzir as suas observações, o Telescópio Espacial Hubble visou áreas próximas do céu simultaneamente com dois instrumentos - ligeiramente afastadas uma da outra - conhecidas como campo primário e campo paralelo. "Temos a mesma vantagem com o Webb," explicou Finkelstein. "Estamos a utilizar dois instrumentos científicos ao mesmo tempo, e eles vão observar continuamente". Vão apontar o NIRISS (Near-Infrared Imager and Slitless Spectrograph) do Webb para o campo primário HUDF e o NIRCam (Near-Infrared Camera) do Webb para o campo paralelo, obtendo o dobro do retorno de dados com o mesmo tempo de telescópio.

Para obter imagens com o NIRCam, vão observar durante mais de 125 horas. A cada minuto que passa, vão obter cada vez mais informações do Universo cada vez mais profundo. O que é que procuram? Algumas das primeiras galáxias formadas. "Temos indicações muito boas, graças ao Hubble, de que existem galáxias 400 milhões de anos após o Big bang," disse Finkelstein. "As que vemos com o Hubble são bastante grandes e muito brilhantes. É muito provável que existam galáxias mais pequenas e mais ténues que se formaram ainda antes e que estão à espera de serem encontradas."

Este programa vai utilizar apenas cerca de um-terço do tempo que o Hubble passou, até à data, em investigações semelhantes. Porquê? Em parte, isto deve-se ao facto de os instrumentos do Webb terem sido concebidos para capturar radiação infravermelha. À medida que a luz viaja pelo espaço na nossa direção, estica-se em comprimentos de onda mais longos e avermelhados devido à expansão do Universo. "O Webb vai ajudar-nos a ultrapassar todos os limites," disse Jennifer Lotz, coinvestigadora da proposta e diretora do Observatório Gemini, parte do NOIRLab (National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory) da NSF (National Science Foundation). "E vamos divulgar os dados imediatamente para benefício de todos os investigadores."

Estes investigadores também vão focar-se na identificação do conteúdo metálico em cada galáxia, especialmente em galáxias mais pequenas e mais fracas que ainda não tenham sido completamente examinadas - especificamente com os espectros que o instrumento NIRISS do Webb fornece. "Uma das formas fundamentais de traçarmos a evolução através do tempo cósmico é pela quantidade de metais que estão numa galáxia," explicou Danielle Berg, professora assistente na Universidade do Texas em Austin e coinvestigadora da proposta. Quando o Universo começou, havia apenas hidrogénio e hélio. Novos elementos foram formados por sucessivas gerações de estrelas. Ao catalogar o conteúdo de cada galáxia, os investigadores serão capazes de traçar exatamente quando vários elementos já existiam e atualizar modelos que projetam como as galáxias evoluíram no Universo primitivo.

Revelando novas camadas

Outro programa, liderado por Michael Maseda, professor assistente na Universidade de Wisconsin-Madison, vai examinar o campo primário HUDF usando a rede de obturadores do NIRSpec (Near-Infrared Spectrograph) do Webb. Este instrumento fornece espectros para objetos específicos, dependendo de quais os obturadores em miniatura os investigadores abrem. "Estas galáxias existiram durante os primeiros mil milhões de anos da história do Universo, sobre os quais temos muito pouca informação até à data," explicou Maseda. "O Webb vai fornecer a primeira grande amostra que nos dará a oportunidade de as compreender em detalhe."

Sabemos que estas galáxias existem devido a extensas observações que esta equipa fez - juntamente com uma equipa internacional de investigação - com o instrumento MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) do VLT (Very Large Telescope). Embora o MUSE seja o "batedor", identificando galáxias mais pequenas e mais fracas neste campo profundo, o Webb será o primeiro telescópio a caracterizar totalmente as suas composições químicas.

Estas galáxias extremamente distantes têm implicações importantes para a nossa compreensão de como as galáxias se formaram no Universo primitivo. "O Webb vai abrir um novo espaço para a descoberta," explicou Anna Feltre, do INAF (Instituto Nacional de Astrofísica) na Itália e coinvestigadora. "Os seus dados vão ajudar-nos a aprender precisamente o que acontece à medida que uma galáxia se forma, incluindo quais os metais que contêm, quão rapidamente crescem e se já têm buracos negros."

Esta investigação será realizada como parte dos programas GO (General Observer) do Webb, que são selecionados competitivamente usando uma revisão duplamente anónima, o mesmo sistema que é usado para atribuir tempo de observação com o Telescópio Espacial Hubble.

 

 

 


Esta imagem mostra onde o Telescópio Espacial James Webb irá observar o céu dentro do HUDF, que consiste em dois campos. O levantamento NGDEEP (Next Generation Deep Extragalactic Exploratory Public), liderado por Steven L. Finkelstein, vai apontar o NIRISS (Near-Infrared Imager and Slitless Spectrograph) do Webb para o campo primário (mostrado a laranja) e o NIRCam (Near-Infrared Camera) do Webb para o campo paralelo (a vermelho). O programa liderado por Michael Maseda vai observar o campo primário (a azul) usando o NIRSpec (Near-Infrared Spectrograph) do Webb.
Crédito: ciência - NASA, ESA, Anton M. Koekemoer (STScI); ilustração - Alyssa Pagan (STScI)


// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão do JWST pelo CCVAlg - Astronomia:
31/05/2022 - Geologia a 50 anos-luz: o Webb prepara-se para estudar mundos rochosos
18/03/2022 - Telescópio Espacial James Webb atinge marco no alinhamento, ótica está a funcionar na perfeição
28/01/2022 - Os astrónomos estão ansiosos por fazer um "test-drive" do Telescópio Espacial James Webb
11/01/2022 - Telescópio Espacial James Webb está completamente "desdobrado"
28/12/2021 - Webb lançado no Ariane 5 para desvendar os segredos do Universo
24/12/2021 - Estamos a meras horas do lançamento do James Webb, o telescópio espacial que não pode falhar
02/11/2021 - JWST vai unir forças com o EHT para revelar o buraco negro supermassivo da Via Láctea
01/10/2021 - Investigando o potecial para vida em torno das estrelas mais pequenas da Galáxia
11/02/2020 - JWST vai procurar atmosferas em exoplanetas potencialmente habitáveis
31/01/2020 - Telescópio Webb vai continuar o legado do Spitzer
03/01/2020 - Telescópio Webb vai procurar anãs castanhas e planetas "fugitivos"
27/08/2019 - Onde nascem as novas estrelas? O Telescópio Webb vai investigar
25/06/2019 - Telescópio Webb vai estudar Saturno e a sua lua Titã
13/03/2018 - Telescópio Webb da NASA vai procurar água interestelar
25/08/2017 - Telescópio Webb irá estudar os "mundos oceânicos" do Sistema Solar
27/04/2010 - Seguindo as pegadas do Hubble: maiores e melhores telescópios espaciais

HUDF (Hubble Ultra Deep Field):
ESA/Hubble
Wikipedia

JWST (Telescópio Espacial James Webb):
NASA
STScI
STScI (website para o público)
ESA
Wikipedia
Facebook
Twitter
Instagram
Blog do JWST (NASA)
Programas GO do Webb (STScI)
NIRISS (NASA)
NIRCam (NASA)
MIRI (NASA)
NIRSpec (NASA)

 
Top Thingy Right