Redes Nacionais e Internacionais

 

 

 

 

 

A REDE CIÊNCIA VIVA

O Centro Ciência Viva do Algarve integra a Rede de Centros Ciência Viva desde da sua criação. A cargo da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta rede tem como objetivos articular e apoiar a atuação dos Centros Ciência Viva, estimular a formação do respetivo pessoal, fomentar o intercâmbio entre as entidades que os integram, assim como a cooperação internacional nas suas áreas de atividade.

A Ciência Viva é uma rede dinâmica, que integra 20 espaços de divulgação científica, e que continua a expandir-se. Cada Centro Ciência Viva alimenta a sua própria rede local e regional, ligada a autarquias, empresas, escolas, universidades, politécnicos e unidades de investigação da sua região. Há muitos e bons museus de ciência em todo o mundo, mas nenhuma rede como a da Ciência Viva. Um dos motivos da sua originalidade reside nos espaços que ocupa. Em alguns casos foram construídos espaços de raiz, noutros recuperaram-se edifícios antigos com fortes raízes locais: um convento em Estremoz, uma igreja em Tavira, uma fábrica em Aveiro e até uma prisão em Vila do Conde. Descobrir a ciência que faz hoje e se projeta no futuro num lugar repleto de memórias do passado é uma experiência singular. Desde 1998, mais de 13 milhões de pessoas visitaram a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Saiba mais sobre a Rede Ciência Viva e cada um dos Centros de Ciência Viva em:

 https://www.cienciaviva.pt/centroscv/rede/

 

DESTAQUE

A REDE DE CENTROS CIÊNCIA VIVA LANÇA A BILHETEIRA SOLIDÁRIA COM ENTRADAS GRATUITAS

A Rede de Centros Ciência Viva dispõe de uma Bilheteira Solidária, com entradas diárias gratuitas a indivíduos ou famílias que nos desejem visitar. Esta iniciativa surge em resposta à realidade atual, prevendo que todos os cidadãos, incluindo os que se encontram em deslocação forçada pela complexa situação global, tenham acesso ao conhecimento. Esta iniciativa solidária inscreve-se na missão da Ciência Viva, criada há 27 anos pelo então Ministro da Ciência Mariano Gago com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, sobretudo nas camadas mais novas, aproximando a ciência de todos os cidadãos. Não será necessário que os visitantes façam prova da sua condição, bastando que solicitem na bilheteira dos Centros Ciência Viva o número de entradas pretendidas. Cada centro define o número diário de bilhetes solidários. Porque a Ciência é para tod@s!

SAIBA MAIS AQUI

 Cartaz solidário

 

 


 

 

RMA – Rede de Museus do Algarve

O Centro Ciência Viva do Algarve pertence à RMA – Rede de Museus do Algarve, estrutura  informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas, incluindo também projetos museológicos em constituição.

A RMA assenta a sua acção numa “Carta de Princípios” com as seguintes orientações: liberdade de adesão, cooperação em rede, serviço público e ética profissional, informação e comunicação, formação, inovação e programação museológica.

 A RMA pretende desenvolver projectos de cooperação entre os museus e promover acções das quais resultem maior eficácia e economia de meios, através da partilha equilibrada e objectivada dos recursos disponíveis.

 De entre os vários projetos realizados em parceria pelos membros da RMA, o Guia dos Museus do Algarve representa um excelente exemplo da qualidade do trabalho desenvolvido nesta Rede.

  https://museudeportimao.pt/livro/Guia_Pt_08-02-2019_high.pdf


 

REDES INTERNACIONAIS

ECSITE

O Centro Ciência Viva do Algarve é membro da rede Ecsite - The European Network of Science Centres and Museums desde 2015. Esta rede europeia de museus e centros de ciência criada há 20 anos, tem como objetivo a promoção da investigação e a partilha de conhecimento entre os seus membros, profissionais de 400 instituições em 50 países, facilitando a troca de informações e a implementação das boas práticas sobre questões atuais.

O Centro Ciência Viva do Algarve participa atividade no grupo EQUITY@ECSITE que tem por objetivo promover boas práticas para a equidade e inclusão nos museus e centros de ciência.

 

https://www.ecsite.eu/members/directory/centro-ciencia-viva-do-algarve

 


 

DOORS

PT| O CCVAlg faz parte da rede DOORS - Rede Digital Incubadora de Museus. O DOORS recebeu financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia e programa de inovação ao abrigo do contrato n.º 101036071.

"A DOORS tem como foco a maturidade digital de pequenos e médios museus e das suas equipas. A questão central é focada em ajudar a desenvolver estratégias e valores digitais para que museus se possam adaptar e se reinventar para fortalecer a sua atuação, atingir o seu público e desenvolver novos, e garantir a recuperação financeira e a sustentabilidade do museu"- Traduzido.

ING| CCVAlg is part of the DOORS - Digital Incubator of Museums network. DOORS has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No101036071.

"DOORS (Digital incubator fOR muSeums) focuses on digital maturity of small and medium-size institutions and the empowerment of their teams. The central question is how the museum sector can develop digital strategies and values to adapt and reinvent themselves to strengthen their performance, reach their audiences and develop new ones, and ensure financial recovery and sustainability" - DOORS website.

Mais informações|More information - https://ars.electronica.art/doors/en/

PT | Nosso Testemunho

Escolhemos candidatar-nos ao projecto DOORs sem saber exactamente se estaríamos à altura das tarefas em mãos e se sairíamos dele com os conhecimentos necessários para aumentar a imaturidade digital no nosso Museu. Bem, superou as nossas expectativas! Saímos da nossa zona de conforto, aprendendo novas e estimulantes formas de interagir e aceder ao nosso público. Além disso, a troca de conhecimentos e experiências com vários pares e com os mentores (Ars Electronica , Museum BoosterEcsite, European network science centres & museums) reforçou não só esta aventura mas fez-nos sentir que não estamos sozinhos: podemos aprender uns com os outros e melhorar os museus para TODOS.

ING | Our Testimonial

We chose to apply to DOORs' project not knowing exactly if we would be up to the tasks in hand and if we would come out of it with the needed  knowledge to increase the digital maturity in our Museum. Well, it overcame our expectations! We got out of our comfort zone, learning new and exciting ways to interact and access our audience. Furthermore, exchanging knowledge and experience with several peers and with the mentors (Ars Electronica , Museum BoosterEcsite, European network science centres & museums) enhanced not only this adventure but made us feel that we are not alone: we can learn from each other and improve museums for ALL.

 

 


Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920 (rede fixa)
 E-mail: info@ccvalg.pt