Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 256
18 de Agosto de 2006
Right Marker
Menu
 
 

OS NOVE PLANETAS IRÃO TORNAR-SE DOZE COM A NOVA DEFINIÇÃO

O conjunto de planetas do Sistema Solar está prestes a passar instantaneamente de nove para doze como consequência da nova definição, altamente controversa, que foi proposta à Assembleia Geral da União Astronómica Internacional (IAU) pela Divisão I do Grupo de Trabalho em “Nomenclatura para a Astronomia Fundamental" (NFA).

Eventualmente haverá centenas de planetas à medida que mais objectos trans-neptunianos redondos forem sendo descobertos.

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
Os 12 planetas de acordo com a nova nomenclatura.
Crédito: IAU/Martin Kornmesser
(clique na imagem para ver versão maior)

Assumindo uma ruptura com as ideias vigentes, assente na ideia original de que um planeta é "errante", ou seja, uma luz que se move relativamente ao fundo do céu nocturno, a proposta inclui os seguintes quatro pontos fundamentais, em que o primeiro resume em dois pontos a definição de planeta:

(1) Um planeta é um corpo celeste que reuna conjuntamente a seguintes duas condições:

(a) tem massa suficiente para que a sua auto-gravitação o transforme num corpo rígido de tal modo que assume uma condição de equilíbrio hidrostático, ou seja, uma forma de equilíbrio hidrostático. Isto aplica-se a objectos com massa superior a 5x1020 kg e diâmetro superior a 800 km. A IAU irá estabelecer um procedimento para a avaliação de candidatos que se encontrem muito próximo dos limites da definição.

(b) Esteja em órbita em torno de uma estrela e não seja nem estrela, nem satélite de um planeta. Para dois ou mais objectos que constituam um sistema múltiplo, o objecto primário recebe imediatamente a designação de planeta desde que satisfaça cumulativamente as duas condições. O objecto secundário, se reunir ambas as condições, é também chamado planeta desde que o baricentro do sistema fique fora do objecto primário. Objectos secundários que não satisfaçam este critério são chamados "satélites". De acordo com esta definição Caronte (até agora um satélite de Plutão) é um planeta, o que faz de Plutão-Caronte um planeta duplo.

(2) Distingue-se entre os oito planetas clássicos descobertos antes de 1900 que têm órbitas praticamente circulares, próximas do plano da eclíptica e outros objectos que têm órbitas em torno do Sol. Todos estes novos objectos são mais pequenos que Mercúrio. Reconhece-se que Ceres (até agora um asteróide da Cintura de Asteróides) é um planeta de acordo com a nova definição científica. Por razão históricas será possível escolher fazer uma distinção entre Ceres e os planetas clássicos chamando-lhe "planeta anão". Se vier a ser demonstrado que Pallas, Vesta e/ou Hygeia se encontram em equilíbrio hidrostático serão também designados "planetas anões".

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
Outros candidatos de acordo com a nova nomenclatura.
Crédito: IAU/Martin Kornmesser
(clique na imagem para ver versão maior)

(3) Reconhece-se Plutão com um planeta de acordo com a definição científica acima, assim como um ou mais planetas trans-neptunianos descobertos recentemente. Estes objectos têm tipicamente órbitas altamente inclinadas relativamente ao plano da eclíptica com grandes excentricidades e com períodos orbitais normalmente superiores a 200 anos. Designa-se esta categoria de objectos planetários da qual Plutão é o protótipo como "plutões".

(4) Todos os objectos não-planetários orbitando em torno do Sol serão designados colectivamente como "Pequenos Corpos do Sistema Solar". Esta classe inclui actualmente a maioria dos asteróides do Sistema Solar, os objectos troianos de Marte, Júpiter e Neptuno, a maioria dos centauros, a maioria dos objectos trans-neptunianos e os cometas. Na nova nomenclatura, o termo "planeta menor" não é usado.

De acordo com a nova nomenclatura, para além de Plutão, Caronte e Ceres, também o objecto 2003 UB313 passa a ser um planeta do tipo chamado "plutão".

Isto faria de Mike Brown, que o descobriu, o descobridor do 12º planeta. Mas ele considera que é uma má ideia.

"É sem dúvida lisonjeiro ser considerado o descobridor do 12º planeta" disse Brown. Apesar de reconhecer o esforço da Comissão, referiu que a nova definição irá implicar para já mais 53 novos planetas do Sistema Solar para além dos imensos que deverão ser descobertos em anos vindouros.

Brown e outros astrónomos consideram, como exemplo, que não faz sentido que Ceres e Caronte sejam considerados planetas e que a nossa Lua, que é muito maior que qualquer deles, não o seja.

Os membros da IAU irão votar a proposta no próximo dia 24 de Agosto. Sobre o resultado da votação ninguém quer fazer prognósticos.

Links:
Resenha da Resolução Proposta a Assembleia Geral da IAU

Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve:
Destino de Plutão como planeta com resolução para breve (15/08/2006)
Descoberto um objecto maior que Plutão, já apelidado de 10.º planeta (30/07/2005)
Debate acerca do termo "planeta" aquece (05/08/2005)
Termo "planeta" poderá brevemente ter adjectivos (27/09/2005)
2003 UB313 tem uma lua (04/10/2005)
Duas novas luas descobertas em torno de Plutão (01/11/2005)
Sistema Solar cada vez mais confuso (23/12/2005)
UB313 maior que Plutão (10/02/2006)
10.º planeta é mais pequeno do que se pensava (14/04/2006)
Novas luas de Plutão chamadas Hidra e Nix (23/06/2006)

União Astronómica Internacional:
Página oficial
Centro de Planetas Menores

Notícias Relacionadas:
SPACE
Universe Today

Plutão:
SEDS
Wikipedia

2003 UB313:
Caltech
Wikipedia
Artigo da descoberta oficial de 2003 UB313 (formato PDF)
 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
NGC 908 - Crédito: ESO (Observatório Europeu do Sul)
Esta fotografia da galáxia NGC 908 foi tirada com o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul. Esta galáxia espiral foi descoberta em 1786 por William Herschel. Nela, enxames de massivas e jovens estrelas polvilham os seus braços espirais indicando regiões de furiosa formação estelar. NGC 908 deve ter tido um encontro recente com outra galáxia; a interacção gravitacional entre as galáxias fez com que as nuvens de gás colapsassem, despoletando a formação estelar.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
  ASTRONOMIA NO VERÃO  
 

De 1 de Julho a 15 de Setembro, todas as noites excepto às Segundas, entre as 21:30 e as 23:30, na açoteia do Centro Ciência Viva do Algarve.
Observações dependentes das condições atmosféricas.
Ver calendário e outras informações (formato PDF)

 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 18/08: 230º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1985 era lançado o Suisei, a segunda missão japonesa a estudar o cometa Halley. Detectou água cometária, monóxido de carbono e iões de dióxido de carbono.
Em 1868 Norman Lockyer observa pela primeira vez hélio no espectro do Sol.
Observações: Venha observar connosco em Aljezur no largo da Igreja a partir das 22h00.

Dia 19/08: 231º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1960, os cães espaciais russos Belka ("Squirrel") e Strelka ("Little Arrow") começaram a orbitar a Terra a bordo do satélite Korabl-Sputnik-2. Iam também na missão 40 ratos brancos, 2 ratos de esgoto e diversas qualidades de plantas. No dia seguinte todos foram recuperados em perfeitas condições.
Observações: Venha observar connosco em Odeceixe, junto ao Moinho a partir das 22h00.

Dia 20/08: 232º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1975, os Estados Unidos lançavam a sonda Viking1 para Marte.
Em 1977, os Estados Unidos lançavam a sonda Voyager 2.
Observações: Venha observar connosco na Zambujeira do Mar, junto à Igreja a partir das 22h00.

Dia 21/08: 233º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1993, a NASA perdia o contacto com a sonda Mars Observer.
Observações: Venha observar connosco em Almograve, no recinto da Escola Primária, a partir das 22h00.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Os nomes das luas de Saturno mais antigas (as mais recentes ainda não têm nome, apenas classificação de catálogo) são os nomes de Titãs, ou seja, dos irmãos e irmãs de Cronos, pai de Zeus, que era na mitologia grega o equivalente ao deus Saturno na mitologia romana.
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado