Left Marker
Logo
Com dificuldades em ler o boletim?
Veja online | No site | Feed RSS | Remover da lista
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 370
De 05/12 a 07/12/2007
Right Marker
Menu
 
  EUROPA PREPARADA PARA LANÇAMENTO DO SEU IMPORTANTE LABORATÓRIO ESPACIAL
   

 

A Europa irá mostrar o que vale no espaço esta semana com o lançamento do laboratório científico Colombo até à ISS, fechando um quarto de século no qual os nossos pioneiros espaciais tiveram que fazer as suas experiências a bordo de estações espaciais controladas por outros.

Bem acomodado dentro da área de carga do vaivém espacial Atlantis, o módulo com 7 metros de comprimento e 4.5 metros de diâmetro tem lançamento previsto para amanhã, 6 de Dezembro, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA, pelas 21:31, hora de Lisboa.

O vaivém espacial Atlantis espera o seu lançamento no centro espacial Kennedy da NASA.
Crédito: NASA
(clique na imagem para ver versão maior)

"Da perspectiva de Kennedy, estamos prontos para partir e ansiosos por lá chegar na próxima semana," disse o director de lançamento Mike Leinbach numa conferência de imprensa na Sexta-feira passada, a seguir a um longo dia de preparações para o voo.

Quando o vaivém chegar à estação espacial dois dias depois do seu lançamento, marcará o fim do esforço Herculeano que custou mais 680 milhões de Euros, de estabelecer a primeira base permanente da Europa no espaço.

"No passado, a Europa tem sido sem questão um jogador forte nos voos tripulados," disse o membro da tripulação do Atlantis e astronauta da ESA, Hans Schlegel, numa entrevista. "Mas isto mudou agora de repente. Colombo vai ser nosso. O nosso próprio centro de controlo irá geri-lo. Temos o direito de fazer experiências quando quisermos. Quando houver uma nova ideia, podemos discuti-la e pesquisá-la no nosso próprio laboratório," afirma.

A ESA tinha planeado o lançamento de Colombo para 2002 e orçamentou-o de acordo com tal. Mas os atrasos nas descolagens dos vaivéns espaciais e o acidente em 2003 do vaivém Columbia, pôs o módulo em espera. Os países parceiros da ESA, Portugal inclusivé, foram forçados a ir buscar fundos adicionais para manter as equipas de fabricação e cientistas no projecto.

O laboratório Colombo é a maior contribuição da ESA à Estação Espacial Internacional (ISS). Este laboratório irá providenciar espaço de armazenamento para várias experiências científicas.
Crédito: ESA - D. Ducros
(clique na imagem para ver versão maior)

"Houve uma incerteza tremenda," disse o cientista do projecto Colombo Bernardo Patti. A primeira tentativa de corrigir os vaivéns falhou, despoletando outro atraso de um ano. Os gestores do projecto usaram os atrasos para testar e melhorar o módulo, incluindo capacidades de dados a alta-velocidade. Também negociaram com sucesso um lugar de lançamento mais cedo. A NASA originalmente queria completar a estrutura exterior da estação e os seus sistemas de painéis solares antes de adicionar o módulo europeu e, mais tarde, o japonês. "Se tivéssemos continuado com a mesma sequência de instalação, só poderíamos estar a lançá-lo em 2008 ou 2009 e isso não ia resultar para nós porque os nossos contribuintes estavam a ficar cada vez mais nervosos," disse Patti.

O módulo Colombo tem lugar para 10 espaços experimentais, metade dos quais estão reservados para os EUA em troca do lançamento do módulo. A ESA planeia pagar a sua parte dos custos operacionais da estação ao providenciar naves de carga para levar comida, água, combustível e mantimentos para a ISS.

O primeiro lançamento do Veículo de Transferência Automatizada Europeu, ou ATV, está planeado para o começo de 2008. "Este será um passo tremendo. Estamos a tornar-nos cada vez mais um importante parceiro da comunidade internacional de voo espacial," disse Schlegel.

Impressão de artista que mostra o Veículo de Transferência Automatizada (ATV) durante a acoplagem com a ISS.
Crédito: ESA - D. Ducros
(clique na imagem para ver versão maior)

A junção de Colombo com a estação irá ocupar a maioria da tripulação do Atlantis durante a sua estadia planeada de uma semana a bordo da ISS.

O astronauta francês Leopold Eyharts, que já fez um voo espacial e pertence também à tripulação da Atlantis, ficará a bordo da estação durante cerca de dois meses e meio para preparar o laboratório. "Nunca tivémos uma base espacial permanente antes e vejo isto como um primeiro passo para a Europa nas actividades espaciais reais, quando comparadas com as que tivémos no passado," diz.

A ESA tinha anteriormente desenvolvido dois laboratórios de pesquisa a bordo de dois vaivéns, de nome Spacelab, que viajaram durante algumas missões de curta duração entre 1983 e 1997. Os astronautas europeus também já trabalharam a bordo da estação russa Mir e a bordo da ISS.

Impressão de artista da Estação Espacial Internacional.
Crédito: ESA - D. Ducros
(clique na imagem para ver versão maior)

Links:

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
NASA

Reuters
SPACE.com
Wired
Spaceflight Now
PHYSORG.com
Correio da Manhã

Estação Espacial Internacional (ISS):
ESA
NASA

Colombo (Wikipedia)
ISS (Wikipedia)

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
  Foto  
Um ciclo solar completo - Crédito: SOHO - Consórcio EIT, ESA, NASA
Durante 11 anos, o nosso Sol atravessa o seu ciclo solar. Um ciclo solar completo foi agora obtido pela sonda em órbita do Sol, a SOHO, ao celebrar o seu 12.º aniversário de lançamento no passado dia 2 de Dezembro. Um ciclo solar é provocado pelas mudanças no campo magnético do Sol, e varia desde o máximo solar, quando as manchas solares, as ejecções de massa coronal e as proeminências são mais frequentes, até ao mínimo solar, quando tais actividades são relativamente infrequentes. Os mínimos solares ocorreram em 1996 e 2007, enquanto o último máximo solar teve lugar em 2001. A imagem é composta por uma imagem do Sol, pela SOHO, no ultravioleta extremo para cada ano do último ciclo solar, com imagens seleccionadas para ilustrar a actividade relativa do Sol.
Ver imagem em alta-resolução
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 05/12: 339.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1990, a primeira fotografia (galáxia NGC 1232 em Erídano) tirada com o telescópio Keck é publicada no Los Angeles Times.

Em 2001, é lançada a missão Expedition 4, rumo à ISS.
Observações: Se tem um telescópio já algo potente e é ambicioso(a), pode tentar observar as luas de Marte, Phobos e Deimos, em qualquer boa noite deste mês.

Dia 06/12: 340.º dia do calendário gregoriano.
Observações: Ao amanhecer de hoje, entre as 06:30 e as 07:30, se encontrar a fina Lua a minguar, encontrará mesmo para cima uma brilhante "estrela". Não é nenhuma estrela, na realidade: é o planeta Vénus, que por ser visível tão bem tão tarde no amanhecer ou tão cedo no anoitecer é chamado de "estrela da manhã" ou "estrela da tarde".

Dia 07/12: 341.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1905, nascimento de Gerard Kuiper, cientista planetário americano nascido na Holanda que descobriu luas de Urano e Neptuno, a atmosfera de Titã e estudou as origens dos cometas no Sistema Solar.

Em 1972 era lançada a Apollo 17, a última das missões do programa Apollo. Foi também a última vez que o ser humano aterrou na Lua. A missão durou 301 horas, 51 minutos e 59 segundos, e recolheu a maior quantidade de amostras lunares. O comandante da Apollo 17 era Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans era o piloto do módulo de controlo e Harrison H. Schmitt era o piloto do módulo lunar. Schmitt foi também o único geólogo profissional a ir à Lua.
Em 1990, a sonda Galileu aproxima-se do planeta Terra no seu caminho de Vénus até Júpiter. Torna-se na primeira sonda interplanetária a visitar a Terra.

Em 1995, a sonda Galileu desce com sucesso pela atmosfera de Júpiter e mede directamente a atmosfera de um planeta gasoso pela primeira vez.
Observações: A estrela variável de longo período, T Cephei, uma das mais brilhantes do céu, deverá atingir o seu pico de magnitude 6.0 por volta desta semana.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
Todos os planetas principais até Saturno são conhecidos desde a Antiguidade por serem visíveis à vista desarmada.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Brevemente
 
Bottom thingy left    
Browser recomendado
 
"Feed" RSS do nosso site
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo. Por favor não responda a este e-mail.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Software recomendado para a leitura correcta desta newsletter