E-mail em HTML com imagens e propriedades CSS. Caso não o consiga visualizar correctamente, clique aqui.
Página PrincipalRSS Sindicação RSSRemover da lista

ASTROBOLETIM N.º 662
De 09/07 a 12/07/2010

História: Em 1979, a sonda Voyager 2 efectuava o seu "flyby" por Júpiter.

A descoberta de actividade vulcânica no satélite Io foi provavelmente a maior descoberta da missão.
Observações: Régulo está a cerca de 1,1º para baixo e para a esquerda do brilhante planeta Vénus, a Oeste ao anoitecer. Observe atentamente: Vénus é 150 vezes mais brilhante!

História: Em 1962 era lançado o Telstar, o primeiro satélite de comunicações a ser colocado em órbita.

Observações: Régulo moveu-se - agora cerca de 1º para baixo de Vénus ao anoitecer (na realidade, é Vénus que se move).

História: Em 1735, cálculos matemáticos sugerem que neste dia Plutão moveu-se do nono para o oitavo planeta mais distante do Sol, pela última vez até 1979.
Em 1801, o astrónomo francês Jean-Louis Pons faz a sua primeira descoberta cometária. Durante os 27 anos seguintes, descobre outros 36 cometas, mais do que qualquer outra pessoa na História.
Em 1962 o cosmonauta Micolaev fica em órbita quatro dias, um recorde naquela época. No mesmo ano, é feita a primeira transmissão transatlântica de televisão por satélite.
Em 1979, a Skylab regressa à Terra.

A área de detritos situa-se entre o Oceano Índico Sudeste e uma secção pouco populada da parte Oeste da Austrália.
Observações: Lua Nova, pelas 20:40.
Neste dia há também um eclipse solar total, mas apenas visível no Oceano Pacífico Sul, Chile e Argentina.

História: Em 1988 era lançada a sonda soviética Phobos 2.

Após o envio de dados da sonda, esta perdeu-se em Janeiro de 1989.
Em 1999, maior aproximação do cometa Tempel 2 pela Terra (0.654 UA).
Observações: Aproveite a noite para observar o famoso Triângulo de Verão, composto pelas estrelas Lira, de Vega, Deneb, de Cisne e Altair de Águia.

A NASA lançou esta semana um jogo com o objectivo de colonizar, pesquisar e explorar a Lua. Chama-se Moonbase Alpha e está disponível gratuitamente através da plataforma Steam.

POSSÍVEIS PARTÍCULAS DE ASTERÓIDE DESCOBERTAS NO CONTENTOR DE AMOSTRAS DA HAYABUSA

Cientistas da JAXA (a agência espacial japonesa) descobriram intrigantes partículas de poeira dentro da cápsula de amostra da sonda Hayabusa, mas ainda falta descobrir se são na realidade pedaços do asteróide ou apenas contaminação da Terra.

As pequenas partículas foram descobertas após os cientistas terem aberto o contentor de amostras da sonda Hayabusa, que regressou à Terra no passado dia 13 de Junho, após uma viagem de 7 anos ao asteróide Itokawa. Os cientistas começaram a abrir a cápsula a 24 de Junho.

"O facto é que os cientistas da JAXA encontraram algumas partículas no contentor de amostras e no instrumento de recolha," afirma Makoto Miwada, porta-voz da JAXA.

Num comunicado de imprensa emitido na Terça-Feira, os cientistas da JAXA não sabem se as partículas são amostras do asteróide ou contaminação da Terra. O anúncio veio depois de ter saído a notícia [no Japão] que também tinham sido descobertos traços de gases dentro da cápsula.

O contentor de amostras da Hayabusa foi aberto e revelou algumas partículas lá dentro.
Crédito: JAXA

A missão Hayabusa do Japão foi uma expedição ambiciosa para recolher as primeiras amostras de um asteróide e enviá-las para a Terra. A sonda foi lançada em 2003, mas sofreu várias avarias - incluíndo problemas com os seus instrumentos de recolha de amostras.

A sonda Hayabusa aterrou duas vezes no Itokawa em 2005, com o objectivo de recolher amostras do asteróide. Os cientistas da missão esperavam que pelo menos algumas partículas do asteróide, uma rocha espacial rica em sílico, tivessem conseguido entrar na cápsula de amostras para o regresso à Terra. Este gráfico mostra os passos da missão da Hayabusa.

Miwada afirmou que as partículas descobertas dentro do contentor de amostras da cápsula e no instrumento que recolhe amostras são claramente visíveis em duas fotografias anunciadas pela JAXA.

"Podemos ver algumas partículas cinzentas e algumas brancas," acrescenta Miwada. "Os cientistas acreditam que são ou partículas ou poeira que entrou dentro da sonda durante as operações terrestres, e que as vão analisar cuidadosamente e comparar com amostras de poeira terrestre."

Foram também descobertas mais partículas dentro de uma das câmaras do instrumento de recolha de amostras da Hayabusa, outra parte do sistema de amostras da sonda.

Duas pequenas partículas, cada com apenas 10 micrómetros em tamanho, foram descobertas dentro da câmara A do instrumento de recolha de amostras da Hayabusa. A câmara foi usada durante a segunda aterragem da sonda no asteróide Itokawa.

Amplicação de uma partícula de poeira no contentor da Hayabusa.
Crédito: JAXA

Espera-se que estas partículas sejam apenas o início, afirmam os responsáveis da JAXA.

"Os cientistas vão continuar a estudar a Câmara A durante algumas semanas, seguindo-se o estudo da Câmara B," realça Miwada. "Por isso esperamos ver mais partículas."

A cápsula de amostras da Hayabusa está a ser estudada num complexo da JAXA em Sagahimara, Japão, onde os cientistas trabalham cuidadosamente para abrir a cápsula e pesquisar partículas enquanto evitam qualquer hipótese de contaminação. Este processo é muito lento, e tal tem assim que ser.

Os investigadores esperam que quaisquer amostras do asteróide Itokawa dentro do contentor de amostras da Hayabusa ofereçam novas informações acerca da composição e outras características das rochas espaciais espalhados pelo Sistema Solar.

Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve:
04/11/05 - Apesar das imagens Hayabusa sofre retrocesso
22/11/05 - Hayabusa falha aterragem
29/11/05 - Missão Hayabusa com sucesso
13/12/05 - Missão Hayabusa provavelmente falhou
29/08/07 - Sonda Hayabusa recupera terceiro motor iónico
16/04/08 - Hayabusa pode nunca regressar à Terra
25/11/09 - Novas esperanças para valente missão japonesa
06/04/10 - Sonda Hayabusa chegará em breve à Terra
15/06/10 - Hayabusa regressa!