Top thingy left
 
MRO OBSERVA LOCAL DE ATERRAGEM DO SCHIAPARELLI
25 de outubro de 2016

 


Um par de imagens antes-e-depois obtidas pela câmara CTX (Context Camera) a bordo da sonda MRO da NASA no dia 29 de maio de 2016 e no dia 20 de outubro de 2016 que mostram duas novas características após a chegada do módulo Schiaparelli.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)

 

A sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da NASA identificou novas marcas à superfície do Planeta Vermelho que se pensa estarem relacionadas com o módulo de entrada, descida e aterragem Schiaparelli da missão ExoMars da ESA.

O Schiaparelli entrou na atmosfera marciana às 15:42 de dia 19 de outubro para a sua descida de 6 minutos até à superfície, mas o contato foi perdido pouco antes da aterragem prevista. Os dados registados pela sua nave-mãe, TGO (Trace Gas Orbiter), estão atualmente a ser analisados para compreender o que aconteceu durante a sequência de descida.

Entretanto, a câmara de baixa-resolução CTX a bordo da MRO captou imagens do local de pouso em Meridiani Planum no dia 20 de outubro como parte de uma campanha de imagens planeada.

A imagem divulgada tem uma resolução de 6 metros por pixel e mostra duas novas características à superfície quando comparada com outra obtida pela mesma câmara em maio deste ano.

Uma das características é brilhante e pode estar associada com o paraquedas de 12 metros de diâmetro usado na segunda fase da descida do Schiaparelli, após a entrada inicial com o escudo térmico. O paraquedas e o escudo associado foram libertados pelo Schiaparelli antes da fase final, durante a qual nove motores deveriam ter abrandado o módulo até pairar mesmo acima da superfície.

A outra característica nova é uma mancha escura e difusa com aproximadamente 15x40 metros cerca de 1 km para norte do paraquedas. Está a ser interpretada como decorrente do impacto do módulo Schiaparelli após uma queda livre muito mais demorada do que o previsto, depois dos propulsores terem sido desligados prematuramente.

Estima-se que o Schiaparelli caiu de uma altitude entre 2 e 4 quilómetros, antes de colidir com a superfície a uma velocidade considerável, superior a 300 km/h. O tamanho relativamente grande da característica surge do material perturbado à superfície. É também possível que o "lander" tenha explodido com o impacto, pois os tanques de combustível estavam provavelmente ainda cheios. Estas interpretações preliminares serão aperfeiçoadas após uma análise mais aprofundada.

Um olhar mais atento destas características será registado esta semana com a HiRISE, a câmara de mais alta-resolução a bordo da MRO. Essas imagens também poderão revelar a posição do escudo térmico frontal, libertado a uma maior altitude.

Dado que a trajetória do módulo de descida foi observada a partir de três locais diferentes, as equipas estão confiantes que serão capazes de reconstruir a cadeia de eventos com grande precisão. O modo exato da anomalia a bordo do Schiaparelli ainda está sob investigação.

As duas novas características estão localizadas aos 353,79º de longitude este, 2,07º de latitude sul. A posição da marca escura mostra que o Schiaparelli embateu aproximadamente a 5,4 km do seu local de aterragem previsto, bem dentro da elipse esperada de 100x15 km.

As equipas continuam a descodificar os dados extraídos da gravação dos sinais de descida do Schiaparelli pela ExoMars TGO a fim de estabelecer correlações com as medições feitas com o GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope), um telescópio experimental localizado perto de Pune, Índia, e com a Mars Express em órbita.

O Schiaparelli transmitiu uma quantidade substancial e extremamente valiosa de dados de engenharia de volta para a TGO durante a descida e estes estão sendo analisados dia e noite pelos engenheiros.

O orbitador TGO da missão ExoMars 2016 está atualmente numa órbita 101.000 km x 3691 km (em relação ao centro do planeta) com um período de 4,2 dias, bem dentro da órbita inicial planeada. Está a funcionar muito bem e irá obter dados de calibração científica durante duas órbitas em novembro.

Estará, então, pronto para as manobras planeadas de aerotravagem a partir de março de 2017 que continuarão durante a maior parte do ano, trazendo-o até uma órbita circular a 400 km de Marte.

Começará, nessa altura, a sua missão científica primária de estudar a atmosfera de Marte à procura de possíveis indícios de vida por baixo da superfície e desempenhar funções de estação de retransmissão para o rover Exomars 2020 e outros ativos à superfície.

 


comments powered by Disqus

 


O local de aterragem do módulo Schiparelli dentro da elipse prevista num mosaico de imagens obtidas pela CTX da MRO e pela THEMIS (Thermal Emission Imaging System) a bordo da sonda Mars Odyssey da NASA.
Crédito: topo - NASA/JPL-Caltech/MSSS, Universidade Estatal do Arizona; inserções - NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)


Imagem obtida pela CTX da MRO no dia 29 de maio de 2016. Esta é a imagem "antes" do par de imagens obtidas para localizar o módulo Schiaparelli.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)


Imagem obtida pela CTX da MRO no dia 20 de outubro de 2016. Esta é a imagem "depois" do par de imagens obtidas para localizar o módulo Schiaparelli.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão ExoMars 2016 pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
21/10/2016 - ExoMars 2016 - TGO em órbita de Marte; destino do Schiaparelli ainda por apurar
18/10/2016 - ExoMars preparada para o Planeta Vermelho
14/10/2016 - O que esperar da câmara do módulo Schiaparelli
07/10/2016 - Os perigos de aterrar em Marte
15/03/2016 - Missão ExoMars parte para Marte
08/03/2016 - Sonda ExoMars com lançamento previsto para a próxima semana

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
NASA (comunicado de imprensa)
Nature
Science
The Planetary Society
Astronomy
Sky & Telescope
Universe Today
New Scientist
Smithsonian
Astronomy Now
EarthSky
Scientific American
SPACE.com
PHYSORG
redOrbit
UPI
Popular Mechanics
BBC News
sky NEWS
euronews
TIME
Forbes
The Verge
ars technica
Gizmodo
tvi24
TSF
Diário de Notícias
Jornal de Notícias
Público
Correio da Manhã
SAPO24
Observador
ZAP.aeiou

ExoMars TGO:
ESA
Wikipedia

"Lander" Schiaparelli:
ESA
Wikipedia

ExoMars 2020:
ESA
Wikipedia

Mars Express: 
ESA 
Wikipedia

MRO:
NASA 
JPL 
Wikipedia

GMRT:
Página principal
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

 
Top Thingy Right