Top thingy left
 
SIRIUS OBSCURECIDA REVELA O ENXAME GAIA 1
2 de fevereiro de 2018

 


Imagem que obscurece Sirius para mostrar o enxame Gaia 1.
Crédito: H. Kaiser
(clique na imagem para ver versão maior)

 

Se tem observado o céu noturno nas últimas semanas, é possível que tenha "tropeçado" numa estrela muito brilhante perto da constelação de Orionte. Esta é Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu noturno, que é visível de quase todos os lugares da Terra, exceto das regiões mais setentrionais. É, de facto, um sistema estelar binário e um dos mais próximos do nosso Sol - apenas a oito anos-luz de distância.

Conhecida desde a Antiguidade, esta estrela desempenhou um papel fundamental na manutenção do tempo e da agricultura no antigo Egito, uma vez que o seu retorno ao céu estava ligado à inundação anual do Nilo. Na mitologia da Grécia Antiga, representava o olho da constelação de Cão Maior, o cão que segue diligentemente Orionte, o Caçador.

As estrelas deslumbrantes, como Sirius, são uma bênção e uma maldição para os astrónomos. A sua aparência brilhante fornece muita luz para estudar as suas propriedades, mas também ofusca outras fontes celestiais que se encontram no mesmo ponto do céu.

É por isso que Sirius foi encoberta nesta imagem, obtida pelo astrónomo amador Harald Kaiser, no dia 10 de janeiro, a partir de Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha.

Assim que o brilho de Sirius é removido, um objeto interessante torna-se visível à sua esquerda: o enxame estelar Gaia 1, observado, pela primeira vez, no ano passado, utilizando dados do satélite Gaia da ESA.

Gaia 1 é um enxame aberto - uma família de estrelas nascidas ao mesmo tempo e mantidas unidas pela gravidade - e está localizado a cerca de 15.000 anos-luz de distância. O seu alinhamento, por acaso, ao lado de Sirius, manteve-o escondido a gerações de astrónomos, que têm varrido o céu com os seus telescópios nos últimos quatro séculos. Mas não para o olho inquisitivo do Gaia, que traçou mais de mil milhões de estrelas na nossa galáxia Via Láctea.

O Sr. Kaiser soube da descoberta deste aglomerado durante uma conversa pública sobre a missão do Gaia e esperou zelosamente por um céu claro para tentar observá-lo, usando o seu telescópio de 30 cm de diâmetro. Depois de cobrir Sirius no sensor do telescópio - criando o círculo escuro na imagem - conseguiu registar algumas das estrelas mais brilhantes do aglomerado Gaia 1.

Gaia 1 é um dos dois grupos de estrelas, anteriormente desconhecidos, que foram descobertos ao contar estrelas a partir do primeiro conjunto de dados de Gaia, que foi lançado em setembro de 2016. Os astrónomos estão ansiosos pelo segundo lançamento de dados do Gaia, planeado para 25 de abril, os quais oferecerão vastas possibilidades para novas e emocionantes descobertas.

 


comments powered by Disqus

 


Imagem do enxame Gaia 1, obtida em Karlsruhe (Alemanha) por Harald Kaiser usando o seu telescópio de 30 cm. A mancha escura no centro da imagem é Sirius, obscurecida.
Crédito: H. Kaiser
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão Gaia pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
19/12/2017 - Gaia e as nossas vizinhas galácticas
21/11/2017 - Como é que encontramos um enxame de estrelas? Simples, basta contá-las
01/09/2017 - Encontros próximos do tipo estelar
27/06/2017 - Cérebro artificial ajuda Gaia a encontrar estrelas velozes
17/02/2017 - Estrelas desaparecidas da vizinhança solar revelam velocidade do Sol e distância do Centro da Via Láctea
10/02/2017 - Nuvens de Magalhães estão ligadas por uma "ponte" de estrelas
16/09/2016 - O mapa de mil milhões de estrelas do Gaia sugere um tesouro vindouro
28/08/2015 - O primeiro ano de observações científicas do Gaia
07/07/2015 - Contando estrelas com o Gaia
21/01/2014 - Dados do Gaia-ESO mostram que Via Láctea pode ter sido formada de dentro para fora
20/12/2013 - Lançamento do Observatório Gaia

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
Gaia: Como encontrar um enxame estelar (ESA via YouTube)
Universe Today
PHYSORG

Sirius:
Wikipedia

Gaia:
ESA
ESA - 2
Arquivo de dados do Gaia
SPACEFLIGHT101
Wikipedia

 
Top Thingy Right