SONDA JUNO DA NASA FOTOGRAFA GRANDE MANCHA VERMELHA DE JÚPITER
14 de julho de 2017

Esta imagem melhorada da Grande Mancha Vermelha de Júpiter foi criada pelo cientista-cidadão Jason Major usando dados da câmara JunoCam a bordo da nave Juno da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Jason Major

Imagens da Grande Mancha Vermelha de Júpiter revelam um emaranhado de nuvens escuras que enlaçam caminho através de uma enorme oval carmesim. A câmara JunoCam a bordo da nave Juno da NASA captou imagens da característica mais icónica do maior habitante planetário do Sistema Solar durante o seu voo rasante de dia 11 de julho. As imagens da Grande Mancha Vermelha foram transmitidas a partir da memória da sonda na terça-feira e colocadas quarta-feira no website da JunoCam.

"Durante centenas de anos os cientistas têm vindo a observar, a imaginar e a teorizar sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter," comenta Scott Bolton, investigador principal da Juno no SwRI (Southwest Research Institute) em San Antonio, no estado norte-americano do Texas. "Agora, temos as melhores fotos dessa tempestade icónica. Vai levar algum tempo até analisarmos todos os dados, não só da JunoCam, mas também dos oito instrumentos científicos da Juno, para lançar novas luzes sobre o passado, presente e futuro da Grande Mancha Vermelha."

Tal como planeado pela equipa da Juno, os cientistas-cidadão pegaram nas imagens "raw" do "flyby" no site da JunoCam e processaram-nas, fornecendo um nível de detalhe mais alto do que o disponível na sua forma bruta. As imagens dos cientistas-cidadão, bem como as imagens "raw" que usaram para processamento de imagens, podem ser encontradas na secção dos links.

"Eu tenho acompanhado a missão Juno desde que foi lançada," afirma Jason Major, cientista-cidadão da JunoCam e designer gráfico de Warwick, estado de Rhode Island. "É sempre excitante ver estas novas imagens brutas de Júpiter à medida que chegam. Mas é ainda mais emocionante pegar nas imagens em bruto e transformá-las em algo que as pessoas podem apreciar. É para isso que eu vivo."

Medindo 16.350 quilómetros em largura (valor de 3 de abril de 2017), a Grande Mancha Vermelha de Júpiter é 1,3 vezes maior que a Terra. A tempestade é acompanhada desde 1830 e possivelmente existe há mais de 350 anos. Nos tempos modernos, a Grande Mancha Vermelha parece estar a encolher.

Todos os instrumentos científicos da Juno e a JunoCam estavam a operar durante a passagem rasante, recolhendo dados que estão agora a ser transmitidos para a Terra. O próximo "flyby" por Júpiter terá lugar no dia 1 de setembro.

A Juno alcançou o perijove (o ponto orbital mais próximo do centro de Júpiter) às 02:55 de dia 11 de julho. Nesse momento, a Juno encontrava-se a cerca de 3500 km por cima do topo das nuvens do planeta. Onze minutos e 33 segundos mais tarde, a Juno havia coberto 39.771 quilómetros e passava diretamente por cima do topo das arredondadas nuvens carmesim da Grande Mancha Vermelha. A nave passou 9000 quilómetros por cima das nuvens desta característica icónica.

A Juno foi lançada no dia 5 de agosto de 2011 a partir de Cabo Canaveral, Flórida, EUA. Durante a sua missão de exploração, a Juno viaja perto do topo das nuvens do planeta - até um mínimo de 3400 quilómetros. Durante estes voos rasantes, a Juno estuda o interior de Júpiter e as suas auroras para aprender mais sobre as origens, estrutura, atmosfera e magnetosfera do planeta.

Os primeiros resultados científicos da missão Juno da NASA retratam o maior planeta do nosso Sistema Solar como um mundo turbulento, com uma estrutura interior intrigantemente complexa, uma energética aurora polar e grandes ciclones polares.

"Estas imagens altamente antecipadas da Grande Mancha Vermelha de Júpiter são a 'tempestade perfeita' da arte e da ciência. Com os dados da Voyager, Galileo, New Horizons, Hubble e agora da Juno, temos uma melhor compreensão da composição e evolução desta característica icónica," salienta Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA. "Estamos por felizes por partilhar a beleza e a emoção da ciência espacial com todos."

Esta imagem melhorada da Grande Mancha Vermelha de Júpiter foi criada pelo cientista-cidadão Kevin Gill usando dados da câmara JunoCam a bordo da nave Juno da NASA. Crédito: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin Gill