Top thingy left
 
VOYAGER 2 PODE ESTAR PERTO DE ALCANÇAR O ESPAÇO INTERESTELAR
9 de outubro de 2018

 


Este gráfico mostra a posição das sondas Voyager 1 e Voyager 2 em relação à heliosfera, uma bolha protetora criada pelo Sol que se estende bem para lá da órbita de Plutão. A Voyager 1 já atravessou a heliopausa, ou a fronteira da heliosfera, em 2012. A Voyager 2 ainda se encontra na bainha da heliosfera, a sua região mais exterior.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)

 

A sonda Voyager 2 da NASA, atualmente numa jornada em direção ao espaço interestelar, detetou um aumento nos raios cósmicos que têm origem fora do nosso Sistema Solar. Lançada em 1977, a Voyager 2 está a aproximadamente 17,7 mil milhões de quilómetros da Terra, ou mais de 118 vezes a distância da Terra ao Sol.

Desde 2007 que a sonda tem viajado através da camada mais externa da heliosfera - a vasta bolha em torno do Sol e dos planetas, dominada por material solar e campos magnéticos. Os cientistas da Voyager têm estado atentos a que a nave alcançasse a fronteira exterior da heliosfera, conhecida como heliopausa. Assim que a Voyager 2 saia da heliosfera, tornar-se-á no segundo objeto feito pelo Homem, após a Voyager 1, a entrar no espaço interestelar.

Desde o final de agosto que o instrumento CRS (Cosmic Ray Subsystem) da Voyager 2 tem medido um aumento de mais ou menos 5% na taxa de raios cósmicos que atingem a sonda, em comparação com o início de agosto. O instrumento LECP (Low-Energy Charged Particle) detetou um aumento similar no que toca aos raios cósmicos altamente energéticos.

Os raios cósmicos são partículas velozes com origem fora do Sistema Solar. Alguns destes raios cósmicos são bloqueados pela heliosfera, de modo que os controladores da missão esperam que a Voyager 2 meça um aumento na taxa de raios cósmicos à medida que se aproxima e atravessa a fronteira da heliosfera.

Em maio de 2012, a Voyager 1 notou um aumento na quantidade de raios cósmicos semelhante ao que a Voyager 2 deteta agora. Isto foi cerca de três meses antes da Voyager 1 cruzar a heliopausa e entrar no espaço interestelar.

No entanto, os membros da equipa Voyager realçam que o aumento nos raios cósmicos não é um sinal definitivo de que a sonda está prestes a atravessar a heliopausa. A Voyager 2 está num local diferente da bainha da heliosfera - a sua região mais externa - do que a Voyager 1 esteve, e é possível que as diferenças destas posições possam significar uma linha temporal de saída diferente da da Voyager 1.

O facto de que a Voyager 2 possa estar a aproximar-se da heliopausa seis anos depois da Voyager 1 é também relevante, porque a heliopausa move-se para dentro e para fora durante o ciclo de atividade de 11 anos do Sol. A atividade solar refere-se às emissões do Sol, incluindo erupções solares e erupções de material a que chamamos ejeções de massa coronal. Durante o ciclo solar de 11 anos, o Sol atinge um nível máximo e mínimo de atividade.

"Estamos a ver uma mudança no ambiente em torno da Voyager 2, não há dúvida sobre isso," comenta Ed Stone, cientista do Projeto Voyager, no Caltech em Pasadena, Califórnia. "Vamos aprender muito nos próximos meses, mas ainda não sabemos quando vamos chegar à heliopausa. Ainda não estamos lá - isso é algo que posso dizer com confiança."

 


comments powered by Disqus

 

Links:

Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
05/09/2017 - O legado das missões Voyager
04/08/2017 - Após 40 anos, sondas Voyager ainda querem alcançar as estrelas
17/01/2017 - Hubble fornece roteiro interestelar da viagem galáctica das Voyager
17/09/2013 - Como é que sabemos que a Voyager alcançou o espaço interestelar? 
13/09/2013 - É oficial: Voyager 1 deixa Sistema Solar e entre no espaço interestelar
16/08/2013 - Novo estudo argumenta que Voyager 1 já saiu do Sistema Solar 
02/07/2013 - Voyager 1 explora fronteira final da nossa "bolha solar"
04/12/2012 - Voyager 1 da NASA encontra nova região no espaço profundo
09/10/2012 - Voyager 1 pode já ter deixado o Sistema Solar
19/06/2012 - Dados da Voyager 1 apontam para futuro interestelar
02/12/2011 - Sondas Voyager detectam radiação Lyman-Alpha da Via Láctea
10/06/2011 - Uma grande surpresa no limite do Sistema Solar
11/03/2011 - Voyager 1 procura resposta que sopra ao vento
25/11/2009 - Resolvido mistério nos confins do Sistema Solar
12/12/2007 - Sistema Solar é "esborrachado"
27/05/2005 - Voyager alcança fronteira do Sistema Solar

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
SPACE.com
Astronomy Now
spaceref
PHYSORG
Gizmodo
Engadget
Diário de Notícias

Sondas Voyager:
Página oficial (NASA)
Heavens Above
Voyager 1 (Wikipedia)
Voyager 2 (Wikipedia)
Documentário "Voyager - Journey to the Stars" (SpaceRip via YouTube)

Sistema Solar:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

Espaço interestelar:
Wikipedia

 
Top Thingy Right