Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 812
16/12 a 19/12/2011
 
Siga-nos:      
 
EFEMÉRIDES

Dia 16/12: 350.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1857 nascia Edward Emerson Barnard, astrónomo americano.

É mais conhecido pela sua descoberta da estrela de Barnard em 1916, com este nome em sua honra.
Em 1965 a Pioneer 6 foi lançada para uma órbita solar entre Vénus e a Terra
Em 2000, usando dados científicos registados pela sonda em Júpiter, Galileu, a 20 de Maio, os cientistas do JPL anunciam provas de um oceano salgado por baixo da superfície de Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar. Junta-se a Calistoe a Europa como luas de Júpiter com prováveis oceanos de água líquida por baixo do gelo.
Observações: A Lua nasce por volta das 23 horas e 30 minutos, com Marte para a sua esquerda e Régulo para cima.

Dia 17/12: 351.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 2003, voo 11 P do SpaceShipOne, pilotado por Brian Binnie, o seu primeiro voo supersónico.

Observações: Aproveite a noite para observar as Plêiades com binóculos, bem altas a Sudeste, e para baixo a esplêndida constelação de Orionte, que contém a melhor nebulosa do céu, M42 ou Nebulosa de Orionte.

Dia 18/12: 352.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1958, lançamento do Projecto SCORE, o primeiro satélite de comunicações.
Em 1966, foi descoberta por Richard L. Walker, a lua de Saturno Epimeteu, que depois esteve "perdida" durante 12 anos.

Em 1973, é lançada a Soyuz 13, tripulada pelos cosmonautas Valentin Lebedev e Pyotr Klimuk, de Baikonur, União Soviética. 
Observações: Lua em Quarto Minguante, pelas 00:48.

Dia 19/12: 353.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1972, a Apollo 17, a última missão lunar tripulada, regressava à Terra. 

Observações: Em Dezembro, Cassiopeia está mesmo quase por cima das nossas cabeças, com a sua forma em zigzag oritentada como uma letra M espalmada.

 
CURIOSIDADES


Dione é a 15.ª maior lua do Sistema Solar. Se juntássemos a massa de todos os satélites conhecidos mais pequenos que Dione, teria ainda uma massa superior.

 
RETRATOS DE LUAS CAPTURADAS PELA CASSINI

A sonda Cassini da NASA completou com sucesso a sua maior aproximação da lua de Saturno, Dione, na Segunda-feira passada, dia 12 de Dezembro, atravessando pelo sistema saturniano na direcção da Titã. No dia 13, passou a cerca de 3600 quilómetros da superfície desta última.

A sonda Cassini da NASA obteve imagem não processada a 12 de Dezembro.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
(clique na imagem para ver versão maior)
 

Na selecção de imagens obtidas durante a passagem rasante por Dione, esta lua é por vezes vista com outras luas. Numa imagem, Mimas aparece mesmo por trás do lado escuro de Dione. Noutra, Epimeteu e Pandora aparecem juntos, bem como os anéis de Saturno.

Imagem obtida a 12 de Dezembro. A câmara observa Dione a aproximadamente 77.682 km de distância.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
(clique na imagem para ver versão maior)
 

Este encontro de Dione foi sobretudo para o espectrómetro da Cassini. No entanto, a equipa de imagem capturou imagens das distintas e finas fracturas em Dione. Também obteve imagens de uma encosta denominada Janiculum Dorsa. Enquanto outros "flybys" produziram imagens detalhadas da superfície de Dione, as melhores imagens desta passagem têm escalas entre os 350 e 500 metros por pixel. Janiculum Dorsa será observado novamente pela Cassini, desta vez com maiores resoluções, em Maio de 2012.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Universe Today
Spaceref
Discover

Dione:
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 
TAMBÉM EM DESTAQUE
  NASA planeia possíveis aterragens em Europa (via Universe Today)
A NASA está a planear possíveis missões a Europa, uma das luas de Júpiter. Esta é uma missão há muito desejada, pois acredita-se que Europa tenha um oceano de água líquida por baixo da sua superfície gelada, o que faz desta lua um dos locais mais importantes para a busca por vida para lá da Terra. Estão previstas duas missões com lançamento previsto para 2020 e que se espera que aterrem lá seis anos depois.
Ler fonte
 
ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS - A Umbra da Terra
(clique na imagem para ver versão maior)
Crédito: Wang, Letian
 
A sombra escura e interior do planeta Terra é chamada de umbra. Com a forma de um cone que se prolonga para o espaço, tem uma secção circular facilmente vista durante um eclipse lunar. Por exemplo, no Sábado passado a Lua Cheia passou pela metade sul da sombra umbral da Terra, entretendo quem a observava a partir da América do Norte, Ásia, Austrália e partes da Europa. Na fase total do eclipse, a Lua esteve completamente dentro da umbra durante 51 minutos. Registada em Pequim, China, esta composição do eclipse usa várias imagens da totalidade (centro) e fases parciais para traçar uma grande parte do limite curvo da umbra. Estrelas de fundo são visíveis nas fases mais escuras do eclipse. O resultado mostra o tamanho relativo da secção da sombra à distância da Lua, bem como o percurso da Lua pela umbra da Terra.
 

Arquivo | Feed RSS | CCVAlg.pt | CCVAlg - Facebook | CCVAlg - Twitter | Remover da lista

Os conteúdos das hiperligações encontram-se na sua esmagadora maioria em Inglês. Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione astronomia@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um carácter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook, o Windows Live Mail ou o Thunderbird.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na newsletter do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve. Se não a deseja receber ou se a recebe em duplicado, faça a devida alteração clicando aqui ou contactando-nos.

Esta mensagem do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve destina-se unicamente a informar e não pode ser considerada SPAM, porque tem incluído contacto e instruções para a remoção da nossa lista de email (art. 22.º do Decreto-lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro).

2011 - Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve.