RETROSPETIVA ASTRONÓMICA DE 2018
1 de janeiro de 2019

O ano de 2018 foi emocionante para as missões espaciais. À medida que uma era lançada em direção ao Sistema Solar interior numa viagem épica para tocar o Sol, outra deixou o Sistema Solar para tocar o espaço interestelar - a uns impressionantes 18 mil milhões de quilómetros de casa. Ambas vão lançar luz sobre ambientes extremos e distantes. Entretanto, outras missões estão focadas em ambientes mais parecidos com o nosso lar - trabalhando para melhor entender a Terra e planetas como o nosso.

Por exemplo, em abril, foi lançada a missão TESS para estudar exoplanetas próximos, aumentando as chances de que os astrónomos possam em breve encontrar outras moradias habitáveis. E, no final de novembro, o "lander" InSight da NASA alcançou Marte na primeira missão para estudar o interior do planeta. É particularmente excitante, tendo em conta que dois achados este ano melhoraram as hipóteses de que o Planeta Vermelho já possa ter abrigado vida: o primeiro descobriu moléculas orgânicas em rochas antigas e o segundo descobriu um lago salobro subterrâneo.

Enquanto estas missões destacam o potencial para futuras descobertas, o ano também teve alguns finais tristes. Dissemos adeus ao grande cientista Stephen Hawking - que ajudou a descobrir muitos dos segredos dos buracos negros - e ao Telescópio Espacial Kepler - que revelou milhares de mundos alienígenas. Foi um ano e tanto. Aqui ficam alguns dos marcos astronómicos de 2018.

É lançada uma sonda espacial para "tocar o Sol"

No final deste verão, a Parker Solar Probe foi lançada a partir de Cabo Canaveral numa missão que irá revelar vários segredos sobre a nossa queria estrela. Transporta uma série de instrumentos para mais próximo do Sol que nunca - mergulhando na coroa solar inferior a fim de entender a origem e aceleração do vento solar, bem como a dinâmica do campo magnético coronal. Não será fácil. A corajosa nave tem que lutar contra o vento intenso do Sol e contra o calor escaldante. Mas, se for bem-sucedida, abrirá uma nova janela sobre a física solar.

14/08/2018 - Parker Solar Probe lançada em direção ao Sol
07/08/2018 - Conheça a Parker Solar Probe
22/05/2018 - Duas novas sondas serão as mais próximas do Sol

"Lander" InSight alcança Marte

No final de novembro, a missão Mars InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) da NASA pousou no Planeta Vermelho. É a oitava aterragem bem-sucedida da NASA em Marte e a primeira missão dedicada à geofísica.

O primeiro "selfie" do InSight em Marte.

O módulo InSight vai estudar os sismos marcianos e outras atividades geológicas a fim de responder a várias perguntas sobre o interior do planeta. Os cientistas querem saber, por exemplo, quão semelhante é o interior do planeta a outros mundos rochosos. Em breve, o módulo vai perfurar a superfície do planeta um milímetro de cada vez. Então, após 30 ou 40 dias de perfuração, o InSight permanecerá em silêncio para fazer medições sísmicas dedicadas e para avaliar a atividade do nosso vizinho planetário.

21/12/2018 - InSight coloca primeiro instrumento no solo marciano
11/12/2018 - Lander InSight "ouve" ventos marcianos
27/11/2018 - "Lander" InSight aterra em Marte
23/11/2018 - InSight aterra em Marte no dia 26
20/11/2018 - Local de aterragem do InSight é perfeitamente "chato"
08/05/2018 - InSight a caminho de Marte
03/04/2018 - NASA pronta para estudar o coração de Marte
03/04/2018 - Sismos marcianos podem revolucionar ciência planetária

Aumenta o potencial para vida marciana

Duas descobertas emocionantes aumentaram este ano a probabilidade de que o Planeta Vermelho já albergou os ingredientes necessários para a vida. Em primeiro lugar, o rover Curiosity detetou moléculas orgânicas em rochas antigas. Embora estas moléculas não tenham sido produzidas por vida, a vida produz e usa algumas delas (como açúcares e aminoácidos). Depois, um segundo instrumento descobriu evidências de água líquida atual em Marte - ou, mais especificamente, um lago salgado à subsuperfície. Ambos são achados promissores.

27/07/2018 - Mars Express deteta água líquida escondida sob o polo sul de Marte
08/06/2018 - NASA encontra material orgânico antigo, metano misterioso em Marte

Cientistas "pisam" asteroide

No início de outubro, a missão MASCOT (Mobile Asteroid Surface Scout) pousou com sucesso no pequeno asteroide 162173 Ryugu. Foi a primeira missão a explorar a superfície de um asteroide "in situ", percorrendo o pequeno objeto durante três dias e duas noites, a fim de avaliar melhor os primeiros dias da formação do Sistema Solar.

Mas não foi o único asteroide explorado este ano pelos cientistas. Um mês depois, a nave Osiris-REX da NASA chegou a Bennu e rapidamente revelou que a água já esteve presente no seu passado. A sonda Osiris-REX entrou em órbita de Bennu ontem - com o objetivo de recolher uma amostra de material e de a levar para a Terra em 2023.

14/12/2018 - Recém-chegada Osiris-REX já descobriu água no asteroide Bennu
28/08/2018 - Osiris-REX da NASA começa campanha de operações do asteroide

Voyager 2 entra no espaço entre as estrelas

No dia 5 de dezembro, a Voyager 2 entrou no espaço interestelar - tornando-se na segunda sonda da história a viajar tão longe do Sol, depois da Voyager 1. Os astrónomos aperceberam-se do evento, não pela distância da sonda (18 mil milhões de quilómetros), mas graças a uma queda no vento solar. O Sol liberta uma brisa constante de partículas carregadas muito além de Neptuno, mas eventualmente esse vento dá lugar ao plasma interestelar que preenche a Galáxia. Deste modo, quando o detetor de plasma a bordo da Voyager 2 registou uma queda significativa na velocidade do vento solar, os cientistas da missão souberam que a nave tinha oficialmente entrado no espaço interestelar. Ao ritmo atual, as Voyagers vão encontrar a orla interna da Nuvem de Oort - a concha gelada de detritos que rodeia o nosso Sistema Solar - daqui a aproximadamente 300 anos.

11/12/2018 - Voyager 2 entra no espaço interestelar

Gaia mapeia a Via Láctea

O satélite espacial Gaia divulgou o seu segundo lote de dados no final de abril, incluindo paralaxes precisas (e, portanto, distâncias) para mais de 1,3 mil milhões de estrelas e as posições e brilhos de quase 1,7 mil milhões de estrelas no total. Esse segundo número compõe um pouco mais de 1% de todas as estrelas da Via Láctea - fornecendo assim um mapa detalhado da nossa vizinhança local.

Impressão de artista do Gaia, que está a mapear as estrelas da Via Láctea.
Crédito: ESA/ATG medialab; fundo: ESO/S. Brunier

Mas não é tudo. O Gaia também observou aproximadamente 14.000 objetos conhecidos do Sistema Solar, a maioria deles asteroides, e mais de 500.000 quasares. A versão final dos dados tem lançamento previsto para o final de 2022.

21/12/2018 - Estrela jovem "apanhada" num surto de crescimento
07/12/2018 - Combinação de telescópios revela mais de 100 exoplanetas
02/11/2018 - Astrónomos descobrem o gigante que moldou os primórdios da Via Láctea
16/11/2018 - Gaia avista galáxia "fantasma" aqui ao lado
16/11/2018 - A dança das galáxias pequenas que rodeiam a Via Láctea
30/10/2018 - Astrónomos confirmam colisão entre duas galáxias satélites da Via Láctea
05/10/2018 - Gaia avista estrelas a voar entre galáxias
25/09/2018 - Gaia faz alusão à vida turbulenta da nossa Galáxia
11/09/2018 - Encontradas quase 500 explosões em núcleos galácticos
28/08/2018 - Mapa da densidade estelar
24/08/2018 - Hipparcos e Gaia ajudam a determinar a massa de Beta Pictoris b
03/08/2018 - Investigadores descobrem propriedades ocultas da Estrela Polar
17/07/2018 - Hubble e Gaia unem forças para alimentar enigma cósmico
10/07/2018 - A "salsicha Gaia": a grande colisão que mudou a Via Láctea
15/06/2018 - Dados do Gaia revelam fusões na Via Láctea
27/04/2018 - Gaia cria o mapa estelar mais completo da nossa Galáxia - e mais além
24/04/2018 - As estrelas nascem em agrupamentos soltos
10/04/2018 - O que esperar do segundo conjunto de dados do Gaia
02/02/2018 - Sirius obscurecida revela o enxame Gaia 1

Uma missão exoplanetária termina, outra começa

Foi um ano empolgante para a pesquisa de exoplanetas. No dia 18 de abril, o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) foi lançado a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX em busca de exoplanetas em torno de estrelas brilhantes. A missão começou as observações em cima da hora: no dia 30 de outubro, a missão Kepler ficou sem combustível, terminando assim uma missão de 9 anos em que detetou mais de 2600 planetas, juntamente com milhares de outros mundos candidatos. É seguro dizer que o Kepler deu origem a um campo de investigação totalmente novo, campo este em que o TESS também vai contribuir - potencialmente levando à descoberta, um dia, de vida alienígena.