Top thingy left
 
OSIRIS-REX RECOLHE QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE MATERIAL DO ASTEROIDE BENNU
27 de outubro de 2020

 


Capturada pela câmara SamCam no dia 22 de outubro de 2020, esta série de três imagens mostra que a cabeça do coletor da nave OSIRIS-REx da NASA está repleta de pequenas rochas e poeira recolhidas da superfície do asteroide Bennu. Também mostram que algumas destas partículas estão a escapar lentamente da cabeça do coletor. A análise da equipa da OSIRIS-REx sugere que pedaços de material estão a passar pelas pequenas aberturas onde a aba de mylar da cabeça está ainda ligeiramente aberta. A aba de mylar (o bojo largo escuro para a esquerda, dentro do anel) está construída para manter o material fechado no interior, e estas áreas por selar parecem ser provocadas por rochas que não passaram completamente pela aba. Com base nas imagens disponíveis, a equipa suspeita que há uma quantidade mais que suficiente de amostras dentro da cabeça, e quer armazená-la o mais depressa possível.
Crédito: NASA

 

Dois dias depois de pousar no asteroide Bennu, a equipa da missão OSIRIS-REx da NASA recebeu na quinta-feira, dia 22 de outubro, imagens que confirmam que a sonda recolheu material mais do que suficiente para satisfazer um dos seus principais requisitos da missão - obter pelo menos 60 gramas de material da superfície do asteroide.

A nave espacial capturou imagens da cabeça do coletor de amostras enquanto se movia ao longo de várias posições diferentes. Ao rever estas imagens, a equipa da OSIRIS-REx notou que a cabeça parecia estar cheia de partículas do asteroide, e que algumas destas partículas pareciam estar a escapar lentamente do instrumento que as recolheu, chamado TAGSAM (Touch-And-Go Sample Acquisition Mechanism). Eles suspeitam que pedaços de material estão a passar por pequenas fendas onde uma aba de mylar - a "tampa" do coletor - está ligeiramente entalada por rochas maiores.

"Bennu continua a surpreender-nos com grande ciência e também com coisas inesperadas," disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA para ciência na sede da agência em Washington. "E embora possamos ter que nos mexer mais depressa para armazenar as amostras, não é um problema mau de se ter. Estamos muito entusiasmados para ver o que parece ser uma amostra abundante que inspirará a ciência durante décadas para lá deste momento histórico."

A equipa pensa ter recolhido amostras suficientes e está a caminho de armazenar a amostra o mais rápido possível. Chegaram a esta conclusão depois de comparar as imagens da cabeça do coletor, vazia, com as imagens de 22 de outubro da cabeça do TAGSAM após o evento de recolha de amostras.

As imagens também mostram que qualquer movimento na nave espacial e o instrumento TAGSAM pode perder mais amostras. Para preservar o restante material, a equipa da missão decidiu pôr de lado a atividade de medição de massa da amostra originalmente programada para este passado sábado, dia 24 de outubro, e cancelou uma queima defrenagem programada para sexta-feira a fim de minimizar qualquer aceleração da sonda.

A partir daqui, a equipa da OSIRIS-REx concentrar-se-á em armazenar a amostra na SRC (Sample Return Capsule), onde qualquer material solto será mantido em segurança durante a jornada da nave espacial de volta à Terra.

"Estamos a trabalhar para manter o nosso próprio sucesso, e o meu [trabalho] é enviar, com segurança, a maior amostra possível de Bennu," disse Dante Lauretta, investigador principal da OSIRIS-REx na Universidade do Arizona, em Tucson, EUA, que lidera a equipa científica e o planeamento de observações científicas e o processamento de dados da missão. "A perda de massa é uma preocupação, de modo que estou a incentivar a equipa a armazenar esta amostra preciosa o mais depressa possível."

A cabeça do TAGSAM realizou o evento de recolha de amostras em condições ideais. Análises muito recentes mostram que a cabeça do coletor ficou a abarrotar com material da superfície de Bennu quando fez contacto e quando a garrafa com gás azoto foi disparada para agitar o material à superfície. Também penetrou vários centímetros no material da superfície de Bennu. Todos os dados até agora sugerem que a cabeça está a segurar muito mais do que 60 gramas de rególito.

A OSIRIS-REx permanece de boa saúde e a equipa da missão está a finalizar um cronograma para o armazenamento das amostras. Uma atualização será divulgada assim que for tomada uma decisão no que toca à data e aos procedimentos deste armazenamento.

 


comments powered by Disqus

 

// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão OSIRIS-REx pelo CCVAlg - Astronomia:
23/10/2020 - OSIRIS-REx toca com sucesso no seu asteroide
20/10/2020 - Dez curiosidades sobre Bennu
13/10/2020 - OSIRIS-REx desvenda mais segredos do asteroide Bennu
29/09/2020 - OSIRIS-REx da NASA começa contagem decrescente para evento TAG
25/09/2020 - Asteroide Bennu tem pedaços de Vesta à sua superfície
11/09/2020 - Porque é que o asteroide Bennu está a expelir partículas para o espaço?
27/03/2020 - Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a OSIRIS-REx da NASA
10/03/2020 - Primeiros nomes oficiais dados a características da superfície de Bennu
17/12/2019 - "X" marca o local: NASA seleciona zona para recolha de amostras em Bennu
10/12/2019 - Missão OSIRIS-REx explica misteriosos eventos de partículas de Bennu
10/12/2019 - OSIRIS-REx prestes a selecionar local de recolha de amostras
16/08/2019 - Selecionados os quatro candidatos finais a local de recolha de amostras de Bennu
28/05/2019 - NASA convida público a ajudar a escolher o local de recolha de amostras da OSIRIS-REx
22/03/2019 - OSIRIS-REx revela grandes surpresas em Bennu
15/03/2019 - Bennu, o alvo da missão OSIRIS-REx, gira mais depressa ao longo do tempo
14/12/2018 - Recém-chegada OSIRIS-REx já descobriu água no asteroide Bennu
28/08/2018 - OSIRIS-REx da NASA começa campanha de observações do asteroide
27/12/2016 - OSIRIS-REx vai procurar asteroides raros
06/09/2016 - NASA prepara-se para lançar a sua primeira missão de recolha e envio de amostras de um asteroide

Notícias relacionadas:
Astronomy
SPACE.com
PHYSORG
BBC News
CNN
The Verge
SIC Notícias
tvi24
TSF

Asteroide Bennu:
NASA
NASA - 2 
Wikipedia

OSIRIS-REx:
Página oficial
NASA
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Wikipedia

 
Top Thingy Right