Problemas ao ver este email? Consulte a versão web.

Edição n.º 1296
09/08 a 11/08/2016

Siga-nos:

EFEMÉRIDES

Dia 09/08: 222.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1973 era lançada a sonda soviética Mars 7. A 6 de março de 1974 o "orbiter"/"lander" falha a entrada na órbita de Marte. A órbita torna-se, assim, solar.

Em 1976, lançamento da soviética Luna 24, a última missão do programa Luna e a terceira a enviar amostras lunares. A cápsula aterrou na Terra no dia 22 de agosto do mesmo ano.
Observações: Já avistou Vénus? Está, lentamente, a começar a sua longa e eventualmente espetacular aparição noturna que prosseguirá até ao final do próximo inverno. Cerca de 20 minutos depois do pôr-do-Sol, comece por avistar Júpiter baixo a oeste por entre o lusco-fusco. Vénus brilha para baixo e para a direita de Júpiter, cerca de 18º, aproximadamente dois punhos à distância de um braço esticado.

Dia 10/08: 223.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1945, morria Robert Goddard, um homem de visão que propôs que se enviasse foguetões à Lua já na década de 1920.

Em 1966 era lançado o Lunar Orbiter 1, missão de estudo para a série Apollo
Em 1990, a sonda Magalhães chega a Vénus
Em 1992, lançamento do KITSAT-A, também conhecido como Uribyol (que significa "a nossa estrela"), o satélite da Coreia do Sul.
Em 1999 os Sistemas de Ciência Espacial Malin anunciam a confirmação que descreve o nosso vizinho Marte como um local de mudanças meteorológicas e geológicas ao longo do tempo. Um planeta ativo é mais provável de conter vida.
Em 2000, uma equipa liderada por astrónomos da Universidade de Columbia descobrem o mais jovem pulsar, nascido de uma explosão há cerca de 700 anos atrás. Situado no lado oposto da Via Láctea, possui características invulgares que podem forçar os cientistas a reconsiderar como os pulsares são criados e evoluem.
Em 2003, Yuri Malencheko torna-se na primeira pessoa a casar no espaço.
Observações: Lua em Quarto Crescente, pelas 19:21.
Ao anoitecer, Vega brilha perto do zénite e Arcturo a oeste. A um-terço do caminho entre Vega e Arcturo está Coroa Boreal, com a sua única estrela de brilho moderado: Alphecca ou Gemma. A dois-terços do caminho entre Arcturo e Vega está a constelação de Hércules, que alberga o enxame globular de sexta magnitude, M13.

Dia 11/08: 224.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1962, lançamento da Vostok 3.

Tripulada por Andriyan Nikolayev, orbitou a Terra 64 vezes durante quase quatro dias, um feito que só seria alcançado pela NASA durante o programa Gemini (1965-66). As Vostok 3 e 4 foram lançadas com um dia de diferença e com trajetórias que as aproximaram até 6,5 km entre si. Os cosmonautas a bordo das duas cápsulas comunicaram via rádio, a primeira vez que tal aconteceu. Estas missões marcam a primeira vez que mais do que uma nave espacial estava em órbita à mesma altura.
Em 1999 teve lugar o último eclipse solar total do século XX.
Observações: A Lua desenha esta noite a forma de um diamante com Saturno, Marte e Antares. A forma do diamante depende da hora e do local de observação.
A anual chuva de meteoros das Perseidas deverá atingir o seu pico depois da meia-noite (já dia 12). A Lua, que já passou a fase de Quarto Crescente, põe-se por volta das 01:30 (dia 12), deixando um céu escuro para as melhores horas de observação até ao amanhecer.
Encontre um local escuro, vista roupas adequadas, deite-se no chão um numa cadeira reclinável e olhe para o céu. Seja paciente. Este ano os cientistas prevêm uma boa chance de uma chuva especialmente forte, devido a uma perturbação recente da corrente por Júpiter.

Os meteoróides das Perseidas são rápidos. Entram na nossa atmosfera a cerca de 60 km/s, relativamente ao nosso planeta. A maioria são do tamanho de grãos de areia; alguns têm o tamanho de ervilhas ou berlindes. Quase nenhum atinge o chão, mas quando um atinge, é chamado de meteorito.

INVESTIGADORES DESCOBREM QUE ATIVIDADE VULCÂNICA DE MERCÚRIO PAROU HÁ 3,5 MIL MILHÕES DE ANOS
Imagem de Mercúrio a cores melhoradas. O depósito brilhante e circular acima do centro da imagem é um enorme depósito vulcânico efusivo, situado dentro da maior cratera de impacto do planeta, a bacia Caloris.
Crédito: NASA/JHUAPL/CIW

Uma nova pesquisa da Universidade Estatal da Carolina do Norte, EUA, descobriu que a maior parte da atividade vulcânica no planeta Mercúrio muito provavelmente terminou há 3,5 mil milhões de anos atrás. Estas descobertas fornecem mais informações sobre a evolução geológica de Mercúrio em particular, e sobre o que acontece quando os planetas rochosos arrefecem e contraem.

Existem dois tipos de atividade vulcânica: efusiva e explosiva. O vulcanismo explosivo é muitas vezes um evento violento que resulta em grandes erupções de cinzas e detritos, como por exemplo o Monte Santa Helena em 1980. O vulcanismo efusivo refere-se a fluxos de lava generalizados que despejam lentamente para a paisagem - que se acredita ser um processo fundamental pelo qual os planetas formam as suas crostas.

A determinação das idades dos depósitos de vulcanismo efusivo pode dar aos investigadores mais informações sobre a história geológica de um planeta. Por exemplo, o vulcanismo efusivo esteve ativo há algumas centenas de milhões de anos atrás em Vénus, há alguns milhões de anos em Marte, e ainda ocorre hoje na Terra. Até agora, a duração da atividade vulcânica efusiva em Mercúrio, composto pelos mesmos materiais que os outros planetas, era desconhecida.

Paul Byrne, professor assistente e geólogo planetário da Universidade Estatal da Carolina do Norte, juntamente com colegas, determinou o momento em que a maior parte do vulcanismo que formou a crosta de Mercúrio terminou usando fotografias da superfície obtidas pela missão MESSENGER da NASA. Como não existem amostras físicas do planeta que podem usadas para a datação radiométrica, os investigadores utilizaram a análise de frequência de crateras, na qual o número e tamanho de crateras à superfície do planeta são colocados em modelos matemáticos estabelecidos, a fim de calcular as idades absolutas dos depósitos vulcânicos efusivos em Mercúrio.

De acordo com os resultados, a maior parte do vulcanismo em Mercúrio terminou há cerca de 3,5 mil milhões de anos atrás, em contraste com as idades vulcânicas de Vénus, Marte e da Terra.

"Há uma grande diferença geológica entre Mercúrio e a Terra, Marte ou Vénus," salienta Byrne. "Mercúrio tem um manto muito mais pequeno, onde o decaimento radioativo produz calor, do que os outros planetas, e por isso perdeu o seu calor muito mais cedo. Como resultado, Mercúrio começou a contrair e a crosta essencialmente vedou quaisquer condutas a partir das quais o magma podia chegar à superfície.

"Estes novos resultados validam previsões com 40 anos acerca do arrefecimento e contração global que desligou o vulcanismo," continua Byrne. "Agora que podemos explicar as observações das propriedades vulcânicas e tectónicas de Mercúrio, temos uma história consistente para a sua formação e evolução, bem como uma nova visão sobre o que acontece quando corpos planetários arrefecem e contraem."

A investigação foi publicada na revista Geophysical Research Letters e também foi financiada pela missão MESSENGER.

Cobertura da missão MESSENGER pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
2016/03/08 - Revelada a misteriosa "escuridão" de Mercúrio
2015/04/21 - Missão da MESSENGER aproxima-se do fim
2015/01/06 - Sonda MESSENGER pronta para última tournée de Mercúrio