Problemas ao ver este e-mail?
Veja no browser

 
 
  Arquivo | CCVAlg - Astronomia
Com o apoio do Centro Ciência de Tavira
   
 
  Astroboletim #1670  
  10/03 a 12/03/2020  
     
 

20/03/20 - Noites Astronómicas em Tavira
No dia 20 de março realiza-se a sessão de Noites Astronómicas em Tavira no Forte do Rato pelas 20:00. Neste dia teremos o equinócio de Primavera e como tal vamos abordar este tema e como altera as horas diurnas e noturnas. Será feita observação a estrelas e Vénus através de um telescópio e identificaremos algumas constelações presentes nesta noite.
Data: 20 de março, 20:00
Local: Forte do Rato
Público-alvo: Público em geral
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA (a realização desta atividade está dependente das condições atmosféricas).
Telefones: 281 326 231; 924 452 528
E-mail: geral@cvtavira.pt

 
     
 

21/03/20 - Eratóstenes e o Equinócio
12:00-14:00 - Atividade para membros do AstroClube do Centro Ciência Viva do Algarve (> 15 anos)
Preço: 30€ (o valor refere-se ao pagamento de 5 sessões do Astroclube)
Venha fazer parte do nosso Clube de Astronomia!
Inscrições para membros do AstroClube: info@ccvalg.pt
Contacte-nos para mais informações e adesões ao AstroClube. Mais informações

 
     
 
Efemérides

Dia 10/03: 70.º dia do calendário gregoriano.
História:
Em 1977, os astrónomos descobrem os anéis de Úrano.
Em 2006, a Mars Reconnaissance Orbiter chega a Marte.

Observações: A brilhante Sirius está agora a sul no meridiano logo após o lusco-fusco. Sirius é a estrela da parte inferior do Triângulo de Inverno. As outras duas estrelas do Triângulo são a alaranjada Betelgeuse, para cima e para a direita de Sirius (ombro de Orionte) e Procyon para cima e para a esquerda de Sirius.
Sirius não é somente a estrela mais brilhante de toda a esfera celeste (depois do Sol), é também a estrela mais próxima, visível a olho nu a partir de latitudes médias norte (Alpha Centauri está mais próxima mas está demasiado a sul. Algumas outras ténues anãs vermelhas no céu norte estão mais próximas, mas necessitam de ajuda ótica).

Dia 11/03: 71.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1811 nascia Urbain Le Verrier, que previu a existência de Neptuno usando apenas matemática. Os cálculos foram feitos para explicar as discrepâncias na órbita de Úrano recorrendo às leis de Kepler e Newton.

Le Verrier enviou as coordenadas do suposto planeta a Johann Gottfried Galle, pedindo que verificasse a existência de tal objeto. Galle descobriu Neptuno na mesma noite em que recebeu a carta, a apenas 1º da posição prevista. A descoberta de Neptuno é largamente considerada como uma dramática validação da mecânica celeste e um dos momentos científicos mais marcantes do século XIX. 
Em 1897, um meteoro entrava na atmosfera sobre New Martinsville (West Virginia, EUA) tendo-se estilhaçado sobre esta cidade, com muitos danos físicos.
Observações: Mais sobre Sirius e Cão Maior. Num céu muito escuro a figura de Cão Maior é fácil de ver - o cão está em perfil, orientado para a direita e apoiado nas suas patas traseiras, com Sirius sendo a sua brilhante medalha da coleira - mas para a maioria de nós apenas as suas cinco estrelas mais brilhantes são visíveis através da poluição luminosa. Estas formam o asterismo do Cutelo. Sirius e Mirzam (a três dedos à distância do braço esticado para a sua direita) formam a parte da frente do cutelo, com Sirius brilhando no seu topo. Para baixo e para a esquerda de Sirius está a outra extremidade do cutelo, incluindo a sua pega curta, formada pelo triângulo de Adhara, Wezen e Aludra. Está a "cortar" para baixo e para a direita.

Dia 12/03: 72.º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1824, nascia Gustav Kirchhoff, físico alemão que contribuíu para o conhecimento fundamental dos circuitos eléctricos, da espectroscopia e da emissão de radiação de corpo-negro por objetos aquecidos. 

Em 1881, nascia Gunnar Nordström, físico teórico finlandês, conhecido pela sua teoria da gravitação, uma competidora da relatividade geral. É por vezes designado o Einstein da Finlândia devido ao seu trabalho inovador em campos semelhantes e com métodos semelhantes aos de Einstein. 
Em 1907, nascia Ellen Dorrit Hoffleit, astrónoma americana conhecida pelo seu trabalho sobre estrelas variáveis, astronometria, espectroscopia, meteoros e pelo Catálogo de Estrelas Brilhantes, bem como tendo sido mentora de muitas jovens mulheres e gerações de astrónomos.
Em 1974, "flyby" e aterragem da soviética Mars 6. A sonda enviou dados 224 segundos durante a descida mas devido à degradação de um chip, perdeu-se a comunicação.
Em 2013, uma análise de uma rocha marciana recolhida pelo rover Curiosity da NASA mostra que o Marte do passado poderá ter tido condições que suportassem vida microbiana. 
Observações: Na divisão tradicional entre o céu de inverno e o céu de primavera está a ténue constelação de Caranguejo. Encontra-se entre Gémos (para oeste) e Leão (para este). Caranguejo hospeda um objeto algo único: o Enxame do Presépio (M44), quase a meio. Procure-o a menos de metade da distância entre Pollux (Gémeos) e Régulo (Leão). O Presépio é ténue à vista desarmada, caso tenha pouca ou nenhuma poluição luminosa. Com binóculos é fácil de observar, mesmo sob más condições.

 
     
 
Curiosidades


Ceres é a deusa romana da agricultura, dos cereais (daí o nome), da fertilidade e das relações maternas.

 
 
   
Uma peça do quebra-cabeças da química estelar pode mudar as nossas medições da expansão cósmica
 
Ao examinar a abundância do elemento manganês, um grupo de astrónomos reviu as nossas melhores estimativas para os processos por trás das supernovas do tipo Ia.
Crédito: R. Hurt/Caltech-JPL, composição - departamento gráfico do Instituto Max Planck para Astronomia
 

Astrónomos liderados por Maria Bergemann (Instituto Max Planck para Astronomia) realizaram medições químicas de estrelas que podem mudar seriamente o modo como os cosmólogos medem a constante de Hubble e determinaram a quantidade da chamada energia escura no nosso Universo. Usando modelos aprimorados de como a presença de elementos químicos afetam o espectro de uma estrela, os investigadores descobriram que as chamadas supernovas tipo Ia têm propriedades diferentes das que se pensava anteriormente. Com base na suposição sobre o seu brilho, os cosmólogos usaram estas supernovas para medir a história de expansão do Universo. À luz dos novos resultados, é provável que essas premissas precisem de ser revistas.

Nos últimos dez anos, quando Maria Bergemann, líder do Grupo de Investigação Lise Meitner do Instituto Max Planck para Astronomia, desenvolveu maneiras aprimoradas de medir as propriedades químicas das estrelas, ela não sabia que o seu grupo poderia um dia afetar a maneira como os astrónomos medem a expansão cósmica, a constante de Hubble, e a quantidade de energia escura no nosso Universo. Mas, através de uma série de ligações imprevistas, é o que parece estar a acontecer agora. Usando as ferramentas de análise que Bergemann desenvolveu, os astrónomos foram capazes de rastrear a abundância dos elementos químicos manganês e ferro ao longo dos últimos 13 mil milhões de anos de história Galáctica. O seu resultado (inesperado) coloca restrições nas propriedades das explosões estelares, as denominadas Supernovas do Tipo Ia, necessárias para produzir o elemento.

Anteriormente, pensava-se que a maioria das supernovas do tipo Ia era provocada por uma estrela anã branca em órbita de uma estrela normal, sugando o hidrogénio das camadas exteriores da estrela. As abundâncias de manganês em estrelas da nossa Via Láctea mostram que, pelo contrário, três em cada quatro dessas explosões resultam de outros tipos de supernovas do tipo Ia. Um deles pode ser um cenário no qual duas anãs brancas se orbitam uma à outra. O outro cenário envolve uma anã branca, que acreta hélio de uma companheira e passa por detonações sequenciais "de fora para dentro". A diferença entre o cenário padrão e os mecanismos alternativos de explosão para as SN Ia pode ter consequências fundamentais para a relação entre o brilho máximo, a maneira como o brilho muda ao longo do tempo e a escala de tempo geral destas explosões de supernova. Isso, por sua vez, é importante para algumas das observações mais básicas da cosmologia. Essas observações usam supernovas do Tipo Ia como "velas padrão", ou seja, fontes de luz cujo brilho intrínseco pode ser determinado a partir de observações. Através da comparação entre o brilho intrínseco de uma fonte e o seu brilho observado, os astrónomos podem determinar a distância da fonte. As deteções da chamada Energia Escura, que se pensa ser responsável por cerca de 70% da densidade energética total do nosso Universo, remontam a observações deste tipo, assim como as medições da constante de Hubble que especifica o atual ritmo de expansão do nosso Universo. Se as supernovas usadas nestas medições não forem velas padrão do mesmo tipo, mas sim pelo menos de dois tipos diferentes cujas propriedades intrínsecas são sistematicamente diferentes, as deduções cosmológicas vão precisar de ser revistas.

Modelando espectros estelares como nunca antes

As ferramentas de análise de Bergemann são as mais recentes de uma série de desenvolvimentos que podem ser traçados até Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff, que inventaram a espectroscopia como ferramenta química em Heidelberg na segunda metade do século XIX. Eles descobriram que certas regiões estreitas brilhantes ou escuras de um espectro, linhas espectrais, podiam ser atribuídas à presença ou ausência de elementos químicos específicos. No início do século XX, os astrónomos estavam a usar modelos simplificados para essas linhas espectrais a fim de examinar a atmosfera das estrelas - levando à medição da temperatura, pressão de superfície e composição química das estrelas. Mas esses modelos assumiam que as estrelas eram esferas perfeitas (em contraste com a complexa estrutura tridimensional das estrelas reais) e que a sua pressão e força gravitacional estavam em equilíbrio (conhecido como equilíbrio hidrostático). Os modelos também assumiam, pelo menos localmente, "equilíbrio termodinâmico" entre o gás e a radiação - ou seja, em cada região pequena, a energia disponível teve tempo para se espalhar uniformemente entre as diferentes partes do sistema, permitindo-nos atribuir uma temperatura a cada região.

Os modelos das atmosferas estelares, e da radiação emitida pelas estrelas que não assumem o equilíbrio termodinâmico local são um desenvolvimento relativamente recente. Estes novos modelos são conhecidos como modelos "Non-LTE" (No Local Thermal Equilibrium, pois não assumem tal equilíbrio local). Estes modelos andam de mãos dadas com simulações tridimensionais da convecção sob a superfície da estrela, semelhante ao movimento da água a ferver numa panela, em que a matéria se move para cima em algumas regiões, para baixo noutras. Eles também incluem a interação de plasma altamente dinâmico com a radiação da estrela. A teoria por trás do "Non-LTE" e da hidrodinâmica já havia sido formulada no final da década de 1970. No entanto, a aplicação destes modelos à análise da composição química de muitas estrelas na Galáxia só se tornou possível há aproximadamente 20 anos atrás. Foi quando os poderosos supercomputadores modernos se tornaram disponíveis para a investigação científica, coincidindo com os recentes avanços na descrição da estrutura atómica e das interações luz-matéria que resultaram em dados robustos para a física atómica, necessários para os modelos "Non-LTE". Bergemann trabalha em diferentes aspetos de tais modelos desde 2005, tornando-a uma das pioneiras no campo.

Para alguns elementos, principalmente o ferro, os novos métodos refinados produzem praticamente o mesmo resultado que os precursores simplificados. Mas para outros, existem diferenças notáveis. Bergemann e a sua equipa, incluindo Andrew Gallagher, Camilla Juul Hansen e Philipp Eitner encontraram um exemplo disso ao rastrear a evolução química do elemento manganês, um metal próximo do ferro na tabela periódica dos elementos. Gallagher conseguiu melhorar bastante o desempenho do código 3D "Non-LTE". Hansen forneceu dados observacionais de alta qualidade cobrindo as regiões espectrais essenciais para as observações, que estão no ultravioleta próximo. Eitner, como estudante da Universidade de Heidelberg, trabalhou numa estrutura robusta para aplicar o "Non-LTE" à modelagem de espectros estelares. Ele também estendeu essa análise a casos em que podemos observar um espectro não para estrelas separadas, mas apenas para a luz combinada de várias estrelas num enxame estelar. Isto é essencial para a análise de enxames extragaláticos de estrelas.

Traçando a história do manganês na nossa Galáxia e além

Ao analisarem 42 estrelas, os astrónomos foram capazes de reconstruir a história da produção de manganês na nossa Galáxia. Em termos de química, o Universo começou muito simples, com quase nada além de hidrogénio e hélio pouco depois do Big Bang, há 13,8 mil milhões de anos. Ddesde então e até agora foi produzida, no interior das estrelas, uma grande fração de elementos mais pesados. Outros elementos - como o manganês e o ferro - são produzidos nas violentas explosões de supernova que assinalam o fim da vida de certas estrelas. As supernovas dispersam a matéria da estrela, semeando o espaço em redor com elementos mais pesados. À medida que se formam estrelas de gerações posteriores, elas incorporam esses elementos mais pesados. Os traços espectrais destes elementos serão observáveis nas atmosferas das estrelas (a propósito, os elementos mais pesados no disco rodopiante de gás em torno da estrela recém-nascida são a base química para a formação de planetas e, no caso do nosso Sistema Solar, para a formação da vida num desses planetas. Sem esses elementos, nós não existiríamos, e nem a Terra).

Devido a este tipo de história química cumulativa, a abundância de elementos como o ferro na atmosfera de uma estrela é um indicador direto de há quanto tempo essa estrela nasceu. Usando espectros estelares de alta resolução de telescópios com 8-10 metros - o VLT (Very Large Telescope) do ESO e o Observatório Keck - Bergemann e colegas mediram as abundâncias de ferro e manganês para 42 estrelas, algumas com 13 mil milhões de anos. Usando a abundância de ferro como um indicador de idade de cada estrela em relação às outras, os astrónomos foram capazes de reconstruir a história da produção de manganês na nossa Galáxia. Para sua grande surpresa, esta nova e aprimorada análise mostrou que a proporção de manganês em relação ao ferro era bastante constante durante esse longo período. Estudos anteriores, menos refinados, descobriram uma tendência na produção de manganês que aumentava constantemente durante os 13 mil milhões de anos da história Galáctica. Ainda mais surpreendentemente, os astrónomos encontraram o mesmo rácio constante entre o manganês e o ferro em todas as diferentes regiões da nossa própria Galáxia, e também em galáxias próximas do Grupo Local. Pelo menos na nossa vizinhança cósmica, a relação manganês/ferro parece ser uma constante química universal.

Supernovas com um limite fundamental

É aqui que entram as supernovas. O manganês precisa de uma energia incrivelmente elevada, libertada nas explosões de supernova, para se formar. Diferentes tipos de supernovas produzem ferro e manganês em diferentes proporções. Um dos contribuintes são as chamadas supernovas de colapso do núcleo, onde uma estrela massiva colapsa no final da sua vida, depois de esgotar o seu combustível nuclear no centro. As outras são mais interessantes neste contexto: se uma estrela anã branca, um remanescente de uma estrela parecida com o Sol, orbitar uma estrela gigante, a sua gravidade puxará o hidrogénio da estrela gigante para a sua própria superfície. Uma vez atingida uma massa limite, a chamada massa de Chandrasekhar, a anã branca torna-se instável, resultando numa explosão termonuclear, a chamada Supernova do Tipo Ia. A massa limite segue os princípios fundamentais da física, como descoberto pela primeira vez por Subrahmanian Chandrasekhar em 1930. Tendo em conta o fundamental "limite de Chandrasekhar", neste cenário a massa total da estrela explosiva e, portanto, o brilho total da explosão, são sempre mais ou menos os mesmos.

Isto é uma boa notícia para os astrónomos que acompanham a expansão do nosso cosmos: quando observam uma explosão destas, sabem o brilho na fonte; comparando esse brilho com o brilho observado, podem deduzir a distância da supernova. Medindo o desvio para o vermelho da galáxia em que a explosão ocorreu (ou seja, a rapidez com que a galáxia se afasta de nós), os cosmólogos podem escrever uma relação entre o desvio para o vermelho e a distância, que lhes diz quão depressa o Universo está a expandir-se (codificada na chamada constante de Hubble) e também se essa expansão está a acelerar ou a tornar-se mais lenta com o tempo. A descoberta, no final dos anos 90, de que o nosso Universo está a acelerar, resultou no Prémio Nobel da Física de 2011 para Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess. A aceleração pode ser explicada assumindo que o nosso cosmos é preenchido com um ingrediente invulgar que os astrónomos chamam de "Energia Escura".

Abordando as supernovas Ia de modo diferente

Essa, pelo menos, é a história até agora. Com as medições anteriores e menos precisas do manganês, os astrónomos concluíram que uma fração significativa das Supernovas do Tipo Ia ocorre da maneira descrita acima, como uma anã branca que engole hidrogénio de uma companheira estelar gigante. Mas, para explicar o porquê de a relação manganês-ferro ter permanecido constante ao longo da história Galáctica, as coisas devem ter sido diferentes. Existem várias outras maneiras de produzir uma Supernova do Tipo Ia. Para os observadores que medem a curva de luz da explosão, ou seja, a maneira como o seu brilho muda ao longo do tempo, estes cenários são indistinguíveis do cenário da anã branca com a gigante estelar.

Num caso especial, uma estrela acreta matéria de uma companheira que leva à instabilidade nuclear na camada externa de hélio, despoletando uma explosão fora do centro e uma frente de detonação. Esta frente ardente propaga-se para o núcleo da estrela a velocidades supersónicas, desencadeando outra detonação no núcleo de carbono-oxigénio da anã branca. Este cenário é conhecido como SN Ia de detonação dupla.

No outro caso, as protagonistas são duas anãs brancas em íntima órbita uma da outra. Quando as estrelas ficam assim tão próximas que, na verdade, o seu gás externo gira em torno delas como um invólucro comum, as ondas gravitacionais emitidas pelo binário forçam as anãs brancas a aproximarem-se ainda mais. À medida que as duas anãs brancas se fundem, o resultado é uma explosão termonuclear.

Por último, mas não menos importante, até as anãs brancas binárias podem sofrer uma detonação dupla, resultando numa SN Ia de "detonação dupla, duplamente degenerada e dinamicamente acionada".

Em todos estes cenários alternativos, o brilho dessa explosão não é fixado por uma constante física. As explosões de detonação dupla não exigem que a estrela atinja um limite de massa de Chandrasekhar: de facto, explodem com massas mais baixas e são, portanto, chamadas de explosões sub-Chandrasekhar. Numa fusão violenta, o objeto explosivo combinado pode ser menos ou mais massivo do que o limite de Chandrasekhar. As explosões de massa sub-Chandrasekhar devem ser um pouco menos brilhantes, enquanto as explosões super-Chandrasekhar devem ser mais brilhantes do que as suas primas de massa Chandrasekhar. Isto são más notícias para os cosmólogos que confiam nas velas padrão das Supernovas do Tipo Ia, onde tais explosões devem ter um brilho intrínseco uniforme e bem definido. O que é ainda pior é que, para explicar a proporção constante observada de manganês para ferro, Bergemann e colegas precisaram de assumir que três-quartos de todas as Supernovas do Tipo Ia na nossa Galáxia são devidos a explosões de anãs brancas binárias compactas ou devidos a explosões de detonação dupla. As supernovas Ia não padronizadas são a regra, não a exceção.

Próximos passos

É aqui que está o assunto de momento. Não há dúvida que outros grupos colocarão os resultados de Bergemann e colegas à prova. Mesmo agora, existem dados corroborantes: um grupo de astrónomos liderados por Evan Kirby e Mia de los Reyes, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, descobriu resultados semelhantes para várias galáxias anãs.

O próximo lançamento de dados (DR3) do satélite Gaia da ESA, previsto para 2021, poderá produzir dados adicionais sobre a prevalência de anãs brancas binárias, potencialmente reforçando o argumento para o novo tipo de Supernova Ia. Muito mais tarde, o detetor espacial de ondas gravitacionais, LISA, com lançamento previsto para 2034, poderá detetar as ondas gravitacionais de fusões de anãs brancas a grandes distâncias, permitindo uma verificação direta das previsões de Bergemann e colegas.

Entretanto, os cosmólogos estarão ocupados a verificar quais as consequências que o novo tipo de Supernova pode ter para as suas deduções sobre o Universo como um todo. Num aspeto, as correções esperadas podem até ser bem-vindas: atualmente, há uma discrepância sobre a constante de Hubble medida com a utilização de supernovas do Tipo Ia e a constante de Hubble medida com a radiação cósmica de fundo das fases iniciais do nosso cosmos. Os novos resultados das Supernovas Ia podem ajudar a tornar os atuais modelos cosmológicos e observações mais consistentes. Em suma, uma demonstração impressionante da interconetividade da investigação astronómica. Ao desenvolver um novo método de analisar a química das estrelas, podemos acabar por mudar a nossa visão do Universo como um todo.

// Instituto Max Planck para Astronomia (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (Astronomy & Astrophysics)
// Artigo científico (arXiv.org)

 


Saiba mais

CCVAlg - Astronomia:
17/01/2020 - "Lupas" cósmicas fornecem medição da expansão do Universo
12/11/2019 - Cientistas continuam a refinar o ritmo de expansão do Universo
19/07/2019 - Nova medição da Constante de Hubble faz crescer mistério da expansão do Universo
12/07/2019 - Novo método pode resolver a dificuldade de medir a expansão do Universo
30/04/2019 - Mistério do ritmo de expansão do Universo cresce com novos dados do Hubble
29/01/2019 - Galáxias ativas apontam para nova física na expansão do cosmos
25/01/2019 - "Vendo a dobrar" pode ajudar a resolver debate sobre rapidez da expansão do Universo
26/10/2018 - Ondas gravitacionais podem em breve fornecer medição da expansão do Universo
24/07/2018 - De um Universo quase perfeito ao melhor dos dois mundos
17/07/2018 - Hubbe e Gaia unem forças para alimentar enigma cósmico
13/06/2018 - Podem as ondas gravitacionais revelar quão depressa o Universo está a expandir-se?
27/02/2018 - "Escada" refinada do Hubble fornece evidências de uma nova física no Universo
25/04/2017 - Hubble observa primeiras imagens múltiplas de explosivo indicador de distância
27/01/2017 - Lentes cósmicas suportam descoberta de expansão do Universo mais rápida do que o previsto
07/06/2016 - Hubble descobre que Universo está a expandir-se mais depressa do que o esperado
08/03/2013 - Medindo o Universo com mais precisão do que nunca
05/10/2012 - Spitzer providencia melhor medição até agora da expansão do universo
11/08/2006 - Chandra confirma constante de Hubble

Notícias relacionadas:
Universe Today
Space Daily
Observador

Universo:
A expansão acelerada do Universo (Wikipedia)
Universo (Wikipedia)
Idade do Universo (Wikipedia)
Estrutura a grande-escala do Universo (Wikipedia)
Big Bang (Wikipedia)
Cronologia do Big Bang (Wikipedia)

"Escada" cósmica de distâncias:
Wikipedia

Via Láctea:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia
SEDS

Evolução estelar:
Wikipedia

Anãs brancas:
Wikipedia
NASA

Supernovas:
Wikipedia 
Tipo Ia (Wikipedia)

Gaia:
ESA
ESA - 2
Programa Alertas de Ciência Fotométrica do Gaia
Arquivo de dados do Gaia
Como usar os dados do Gaia
Recursos VR
SPACEFLIGHT101
Wikipedia

LISA:
Página oficial
ESA
NASA
Wikipedia

 
   
ALMA avista estrela idosa e metamorfósica
 
Imagem ALMA do velho sistema W43A. A alta velocidade dos jatos bipolares ejetados da estrela antiga central podem ser vistos a azul, os fluxos de baixa velocidade têm cor verde e as nuvens poeirentas incorporadas pelos jatos estão a laranja.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Tafoya et al.
 

Usando o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), uma equipa internacional de astrónomos capturou o momento exato em que uma estrela antiga começa a alterar o seu ambiente. A estrela ejetou jatos velozes e bipolares de gás que estão agora a colidir com o material circundante; a idade estimada do jato observado corresponde a menos de 60 anos. Estas são características-chave para entender como são produzidas as formas complexas das nebulosas planetárias.

As estrelas parecidas com o Sol evoluem para gigantes vermelhas e inchadas na fase final das suas vidas. Aí, a estrela expele gás para formar um remanescente chamado nebulosa planetária. Existe uma grande variedade nas formas das nebulosas planetárias; algumas são esféricas, mas outras são bipolares ou apresentam estruturas complicadas. Os astrónomos estão interessados nas origens desta variedade, mas a poeira e o gás espesso expelidos por uma estrela velha obscura o sistema e dificultam a investigação do funcionamento interno do processo.

Para resolver este problema, uma equipa de astrónomos liderada por Daniel Tafoya da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Suécia, apontou o ALMA para W43A, um antigo sistema estelar na direção da constelação de Águia.

Graças à alta resolução do ALMA, a equipa obteve uma visão muito detalhada do espaço em torno de W43A. "As estruturas mais notáveis são os seus pequenos jatos bipolares," diz Tafoya, autor principal do estudo publicado na revista The Astrophysical Journal Letters. A equipa descobriu que a velocidade dos jatos é tão alta quanto 175 km/s, o que é muito maior do que as estimativas anteriores. Com base nesta velocidade e no tamanho dos jatos, a equipa calculou a idade dos jatos como sendo inferior ao tempo de vida do ser humano.

 
Impressão de artista de W43A com base nos resultados das observações com o ALMA. O gás difuso e esférico foi emitido pela estrela no passado. W43A começou a expelir, há muito pouco tempo, jatos bipolares que foram incorporados no material circundante. As manchas brilhantes nas emissões de rádio, de moléculas de água, estão distribuídas em torno da interface dos jatos e do gás difuso.
Crédito: NAOJ
 

"Considerando a juventude dos jatos em comparação com a vida útil de uma estrela, é seguro dizer que estamos a testemunhar o 'momento exato' em que os jatos começaram a empurrar o gás circundante," explica Tafoya. "Quando os jatos esculpem o material circundante em aproximadamente 60 anos, uma única pessoa pode observar o progresso durante a sua vida."

De facto, a imagem ALMA mapeia claramente a distribuição de nuvens empoeiradas incorporadas pelos jatos, o que é uma evidência reveladora de que está a impactar o ambiente.

A equipa assume que esta incorporação é a chave para produzir uma nebulosa planetária de forma bipolar. No seu cenário, a estrela idosa originalmente ejeta gás esfericamente e o núcleo da estrela perde o seu invólucro. Se a estrela tiver uma companheira, o seu gás é "derramado" para o núcleo da estrela moribunda e uma porção deste novo gás forma os jatos. Portanto, ter ou não uma companheira é um fator importante para determinar a estrutura da nebulosa planetária resultante.

"W43A é um dos objetos peculiares de nome 'fonte de água'," diz Hiroshi Imai da Universidade de Kagoshima, Japão, membro da equipa. "Algumas estrelas antigas mostram emissões de rádio características das moléculas de água. Nós supomos que manchas destas emissões de água indicam a região da interface entre os jatos e o material circundante. Nós chamamos-lhe 'fontes de água' e pode ser um sinal de que a fonte central é um sistema binário que lança um novo jato."

"Existem apenas 15 objetos 'fonte de água' identificados até ao momento, apesar do facto de existirem mais de 100 mil milhões de estrelas na nossa Via Láctea," explica José Francisco Goméz do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, Espanha. "Isto porque provavelmente a vida útil dos jatos é bastante curta, de modo que temos muita sorte em observar objetos tão raros."

// Observatório ALMA (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (The Astrophysical Journal Letters)

 


Saiba mais

Notícias relacionadas:
EurekAlert!
SpaceRef
PHYSORG

W43A:
Wikipedia

Nebulosas planetárias:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia
Nebulosa protoplanetária (Wikipedia)

Evolução estelar:
Wikipedia

ALMA:
Página principal
ALMA (NRAO)
ALMA (NAOJ)
ALMA (ESO)
Wikipedia

ESO:
Página oficial
Wikipedia

 
   
Primeiros nomes oficiais dados a características da superfície de Bennu

O pedregulho mais proeminente do asteroide Bennu, um pedaço de rocha que se estende 21,7 m a partir do hemisfério sul do objeto, finalmente tem um nome. A rocha - que é tão grande que foi inicialmente detetada na Terra - tem a designação oficial Benben Saxum, em honra à colina primordial que surgiu das águas escuras de um antigo mito egípcio da criação.

Benben Saxum e outras 11 características do asteroide são as primeiras a receber nomes oficiais aprovados pela UAI (União Astronómica Internacional), a autoridade internacionalmente reconhecida para nomear corpos celestes e suas características de superfície. Os nomes aceites foram propostos por membros da equipa OSIRIS-REx da NASA, que têm vindo a mapear em detalhe o asteroide desde o ano passado. A sonda OSIRIS-REx, a primeira missão da NASA de retorno de amostras de um asteroide, está atualmente a visitar o asteroide e está programada para recolher uma amostra da superfície de Bennu este verão.

 
Este mosaico do asteroide Bennu mostra as localizações das primeiras 12 características à superfície que receberam nomes oficiais da União Astronómica Internacional. Os nomes aceites foram propostos por membros da equipa OSIRIS-REx da NASA, que têm vindo a mapear o asteroide em detalhe ao longo do último ano. As características à superfície de Bennu têm o nome de pássaros, criaturas parecidas com pássaros e de lugares a eles associados na mitologia.
Crédito: NASA/Goddard/Universidade do Arizona
 

"Desde que chegou ao asteroide, a equipa da OSIRIS-REx tornou-se incrivelmente familiar com todas as características geológicas de Bennu," disse Dante Lauretta, investigador principal da OSIRIS-REx na Universidade do Arizona, em Tucson, EUA. "Estas características fornecem-nos uma visão da história de Bennu e os seus novos nomes simbolizam a essência da missão - estudar o passado para descobrir as nossas origens e para compreender o nosso futuro."

Os nomes aprovados das características à superfície de Bennu estão listadas abaixo. Os diversos tipos de terreno de Bennu - incluindo "regiones" (regiões geográficas amplas), crateras, "dorsa" (cordilheiras), "fossae" (ranhuras ou trincheiras) e "saxa" (rochas e pedregulhos) - receberão o nome de pássaros, de criaturas parecidas com pássaros e de lugares a eles associados na mitologia.

  • Tlanuwa Regio tem o nome dos pássaros gigantes que espalharam a Terra com pedaços de uma serpente que se transformou em pilares de rochas na mitologia Cherokee. Tlanuwa Regio é uma área coberta por grandes rochas no hemisfério sul de Bennu;
  • Benben Saxum tem o nome do antigo monte egípcio que surgiu das águas primordiais Nu. Na mitologia egípcia, o deus Atum estabeleceu Benben para criar o mundo após o seu voo sobre as águas na forma do pássaro Bennu. Benben Saxum é o pedregulho mais alto de Bennu;
  • Roc Saxum tem o nome de Roc, uma enorme ave de rapina da mitologia árabe do Médio Oriente. Roc Saxum é o maior pedregulho de Bennu;
  • Simurgh Saxum tem o nome do pássaro mitológico benevolente na mitologia persa. Diz-se que Simurgh possuía todo o conhecimento, e Simurgh Saxum define o meridiano principal de Bennu e é a base do sistema de coordenadas do asteroide;
  • Huginn Saxum e Muninn Saxum são rochas adjacentes com o nome de dois corvos, Huginn e Muninn, que acompanham o deus Odin da mitologia nórdica;
  • Ocypete Saxum tem o nome de uma das harpias gregas, a personificação metade donzela, metade pássaro dos ventos tempestuosos que roubavam e transportavam coisas para longe da Terra. Ocypete Saxum está localizado perto do local de origem do evento de ejeção de partículas de dia 19 de janeiro de 2019;
  • Strix Saxum tem o nome do pássaro Strix do mau agouro da mitologia romana. Strix Saxum é uma grande rocha que flanqueia o local de recolha de amostras de "backup" da missão OSIRIS-REx;
  • Amihan Saxum tem o nome da divindade mitológica Tagalog (Filipinas), que é descrita como um pássaro e que foi a primeira criatura a habitar o Universo. Este pedregulho grande, mas plano parece estar parcialmente enterrado e está localizado em Tlanuwa Regio, que possui uma concentração invulgarmente alta de pedras grandes.;
  • Pouakai Saxum tem o nome do pássaro monstruoso que mata e come humanos na mitologia Māori (Polinésia). Pouakai Saxum é um pedregulho com 10,6 metros localizado no hemisfério sul de Bennu, ligeiramente para norte de Benben Saxum;
  • Aetos Saxum tem o nome do companheiro de infância do deus supremo Zeus, que foi transformado numa águia por Hera na mitologia grega. Aetos Saxum é um pedregulho visivelmente plano, com uma forma parecida a uma asa localizado no equador de Bennu;
  • Gargoyle Saxum tem o nome do monstro francês parecido com um dragão com asas, pescoço de pássaro e hálito de fogo. Gargoyle Saxum é um grande pedregulho perto do local de recolha de amostras de "backup" e um dos objetos mais escuros à superfície.

// NASA (comunicado de imprensa)
// UAI (comunicado de imprensa)

 


Saiba mais

Cobertura da missão OSIRIS-REx pelo CCVAlg - Astronomia:
17/12/2019 - "X" marca o local: NASA seleciona zona para recolha de amostras em Bennu
10/12/2019 - Missão OSIRIS-REx explica misteriosos eventos de partículas de Bennu
10/12/2019 - OSIRIS-REx prestes a selecionar local de recolha de amostras
16/08/2019 - Selecionados os quatro candidatos finais a local de recolha de amostras de Bennu
28/05/2019 - NASA convida público a ajudar a escolher o local de recolha de amostras da OSIRIS-REx
22/03/2019 - OSIRIS-REx revela grandes surpresas em Bennu
15/03/2019 - Bennu, o alvo da missão OSIRIS-REx, gira mais depressa ao longo do tempo
14/12/2018 - Recém-chegada OSIRIS-REx já descobriu água no asteroide Bennu
28/08/2018 - OSIRIS-REx da NASA começa campanha de observações do asteroide
27/12/2016 - OSIRIS-REx vai procurar asteroides raros
06/09/2016 - NASA prepara-se para lançar a sua primeira missão de recolha e envio de amostras de um asteroide

OSIRIS-REx:
Página oficial
NASA
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Wikipedia

Asteroide Bennu:
NASA 
Wikipedia

 
   
Também em destaque
  Descoberto novo tipo de estrela pulsante (via Universidade de Sydney)
Uma estrela que pulsa apenas de um lado foi descoberta na Via Láctea a cerca de 1500 anos-luz da Terra. É a primeira do seu género a ser descoberta e os cientistas esperam encontrar muitos mais sistemas parecidos à medida que a tecnologia de ouvir "dentro do coração" das estrelas melhora. Ler fonte
     
  Engenharia reversa no estudo da Via Láctea (via Universidade de Tecnologia de Swinburne)
Tal como desmontar uma peça de tecnologia, a nossa Galáxia - a Via Láctea - foi projetada de forma reversa para descobrir como foi montada. Usando enxames globulares antigos, o professor Duncan Forbes rastreou a evolução da nossa Via Láctea para identificar quais os enxames formados na Via Láctea original e quais os adquiridos ao longo do tempo através da fusão com pequenas galáxias satélite. Ler fonte
 
   
Álbum de fotografias - Panorama Marciano pelo Curiosity
(clique na imagem para ver versão maior)
Crédito: NASAJPL-CaltechMSSS
 
O rover Curiosity capturou esta vista de 360 graus em alta resolução, a partir da sua posição em Marte no final do ano passado. A cena panorâmica foi "montada" a partir de mais de 1000 imagens da Mastcam do Curiosity (câmara no seu mastro). Nesta versão, capturada com a lente de ângulo médio da Mastcam, o convés do rover e o seu braço robótico estão no plano da frente, esticado e distorcido pela perspetiva ampla e extrema. Um pouco além do rover existem regiões ricas em rochas argilosas, evidências de um passado ambiente húmido, com uma vista nítida de cumes e colinas marcianas mais distantes. As paredes da cratera Gale atravessam o centro (em direção a norte) ao fundo durante mais de 30 km. As partes superiores do Mt. Sharp estão à extrema direita. As imagens usadas para construir este panorama foram obtidas ao longo de 4 sols consecutivos entre o meio-dia local e as 14:00 a fim de fornecer iluminação consistente. Aumente o zoom da cena panorâmica e pode facilmente ver a sombra do relógio de sol situado no convés do rover (direita). Em julho a NASA planeia lançar um novo rover marciano chamado Perseverance.
 
   
Arquivo | Feed RSS | Contacte o Webmaster | Remover da lista
 
       
       
   
Centro Ciência Viva do Algarve
Rua Comandante Francisco Manuel
8000-250, Faro
Portugal
Telefone: 289 890 922
E-mail: info@ccvalg.pt
Centro Ciência Viva de Tavira
Convento do Carmo
8800-311, Tavira
Portugal
Telefone: 281 326 231 | Telemóvel: 924 452 528
E-mail: geral@cvtavira.pt
   

Os conteúdos das hiperligações encontram-se na sua esmagadora maioria em Inglês. Para o boletim chegar sempre à sua caixa de correio, adicione noreply@ccvalg.pt à sua lista de contactos. Este boletim tem apenas um caráter informativo. Por favor, não responda a este email. Contém propriedades HTML e classes CSS - para vê-lo na sua devida forma, certifique-se que o seu cliente de webmail suporta este tipo de mensagem, ou utilize software próprio, como o Outlook ou outras apps para leitura de mensagens eletrónicas.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito na newsletter de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve e do Centro Ciência Viva de Tavira. Se não a deseja receber ou se a recebe em duplicado, faça a devida alteração clicando aqui ou contactando o webmaster.

Esta mensagem destina-se unicamente a informar e está de acordo com as normas europeias de proteção de dados (ver RGDP), conforme Declaração de Privacidade e Tratamento de dados pessoais.

2020 - Centro Ciência Viva do Algarve | Centro Ciência Viva de Tavira

ccvalg.pt cvtavira.pt