Top thingy left
 
NEW HORIZONS TRANSMITE AS PRIMEIRAS DAS MELHORES IMAGENS DE PLUTÃO
8 de dezembro de 2015

 


A Montanhosa Linha Costeira de Sputnik Planum: nesta imagem de mais alta-resolução da New Horizons, grandes blocos de crosta de água gelada aparecem juntos e comprimidos perto das montanhas informalmente apelidadas al-Idrisi. "As montanhas que fazem fronteira com Sputnik Planum são absolutamente deslumbrantes a esta resolução," afirma John Spencer, membro da equipa científica da New Horizons, do SwRI. "Os novos detalhes aqui revelados, particularmente os cumes enrugados no material que rodeia algumas das montanhas, reforçam a nossa visão anterior de que as montanhas são blocos de enormes de gelo que foram empurrados e de algum modo transportados para os seus locais atuais."
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI
(clique na imagem para ver versão maior)

 

A sonda New Horizons da NASA transmitiu as primeiras de uma série das melhores imagens de Plutão obtidas durante o seu "flyby" de julho - as melhores fotografias de Plutão a que os seres humanos terão acesso durante décadas.

A cada semana, a sonda New Horizons, com o tamanho de um piano, transmite os dados da passagem pelo sistema de Plutão de dia 14 de julho, armazenados na sua memória digital. Estas imagens mais recentes fazem parte de uma sequência obtida muito perto da maior aproximação a Plutão, com resoluções de mais ou menos 77-85 metros por pixel - revelando características com menos de metade do tamanho de um quarteirão da superfície diversificada de Plutão. Nestas imagens novas, a New Horizons capturou uma grande variedade de terrenos craterados, montanhosos e glaciares.

"Estas imagens, que mostram a diversidade do terreno em Plutão, demonstram o poder dos nossos exploradores robóticos em devolver dados intrigantes para os cientistas aqui no planeta Terra," afirma John Grunsfeld, ex-astronauta e administrador associado do Diretorado de Missões Científicas da NASA. "A New Horizons emocionou-nos durante o voo de julho com as primeiras imagens perto de Plutão, e à medida que a nave espacial transmite o seu tesouro de imagens armazenadas na sua memória, continuamos a ficar deslumbrados com o que vemos."

Estas últimas imagens formam uma faixa com 80 km de largura num mundo a 4,8 mil milhões de quilómetros de distância. As imagens vão desde o horizonte recortado de Plutão, a cerca de 800 km para noroeste de Sputnik Planum, passam pelas montanhas al-Idrisi, ao longo da linha costeira de Sputnik e através das suas planícies geladas (para ver a faixa na maior resolução possível, clique aqui).

"Estas novas imagens abrem uma janela sobre a geologia de Plutão em super-alta-resolução e são de cortar a respiração," afirma Alan Stern, investigador principal da New Horizons, do SwRI (Southwest Research Institute) em Boulder, no estado americano do Colorado. "Nada desta qualidade estava disponível para Vénus ou Marte até décadas após os seus primeiros voos rasantes; em Plutão, já estamos lá - vendo crateras, montanhas e campos de gelo - menos de cinco meses após o 'flyby'! A ciência que podemos fazer com estas imagens é simplesmente inacreditável."

As fotografias acima foram capturadas com o instrumento LORRI (Long Range Reconnaissance Imager) a bordo da New Horizons, cerca de 15 minutos antes da maior aproximação a Plutão - a uma distância de apenas 17.000 km. Foram obtidas com um modo invulgar de observação; em vez de trabalhar no modo normal "aponte e dispare", o LORRI tirou fotos a cada três segundos enquanto o instrumento MVIC (Ralph/Multispectral Visual Imaging Camera) varria a superfície. Este modo requer exposições anormalmente curtas a fim de evitar a desfocagem das imagens.

Estas novas imagens têm seis vezes a resolução do mapa global de Plutão que a New Horizons obteve, e cinco vezes a resolução das melhores imagens do primo de Plutão, Tritão, a maior lua de Neptuno, obtidas em 1989 pela Voyager 2.

Os cientistas da missão esperam mais imagens deste conjunto ao longo dos próximos dias, mostrando ainda mais terreno à mais alta resolução.

 


comments powered by Disqus

 


Crateras em Camadas e Planícies Geladas: esta imagem de mais alta-resolução obtida pela New Horizons revela novos detalhes das planícies ásperas, geladas e crateradas de Plutão, incluindo camadas nas paredes interiores de muitas crateras. "As crateras de impacto são as plataformas de perfuração da natureza, e estas imagens mostram que a crosta gelada de Plutão, pelo menos em alguns lugares, tem camadas distintas," diz William McKinnon, vice-líder da equipa GGI (Geology, Geophysics and Imaging) da New Horizons, da Universidade de Washington em St. Louis. "Olhar para as profundezas de Plutão é como olhar para trás no tempo geológico, o que nos ajuda a compreender a história geológica de Plutão."
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI
(clique na imagem para ver versão maior)


A imagem mostra como a erosão e falhas esculpiram esta parte da crosta gelada em topografia acidentada.
Crédito: NASA/JHUAPL/SwRI
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão New Horizons pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
10/11/2015 - Quatro meses depois da passagem por Plutão, continuam as descobertas da New Horizons
20/10/2015 - Novas imagens de Plutão e Caronte
09/10/2015 - New Horizons encontra céus azuis e água gelada em Plutão
02/10/2015 - Caronte, a grande lua de Plutão, revela uma história colorida mas violenta
25/09/2015 - Plutão continua a impressionar
18/09/2015 - Plutão deslumbra em espetacular novo panorama retroiluminado
11/09/2015 - Novas imagens de Plutão pela New Horizons: é complicado
08/09/2015 - New Horizons começou fase intensiva de envio dos dados
01/09/2015 - Equipa da New Horizons escolhe potencial alvo da Cintura de Kuiper para "flyby"
28/07/2015 - New Horizons encontra neblina, "glaciares" em Plutão
24/07/2015 - Nova cadeia montanhosa em Plutão; imagens de Nix e Hidra
21/07/2015 - As planícies geladas e a atmosfera de Plutão
17/07/2015 - New Horizons "telefona"; envia primeiros dados da passagem por Plutão
14/07/2015 - New Horizons passa hoje por Plutão
03/06/2015 - Plutão a cores. Tem manchas, metano e, quem sabe, nuvens
29/05/2015 - New Horizons vê mais detalhes em Plutão 
01/05/2015 - New Horizons deteta características à superfície, possivelmente uma calote polar em Plutão
09/12/2014 - New Horizons acorda para encontro com Plutão 
26/08/2014 - New Horizons passa órbita de Neptuno a caminho de encontro histórico com Plutão 
17/06/2014 - Fracturas em lua de Plutão podem indicar que já teve um oceano subterrâneo
10/06/2014 - Plutão e Caronte podem partilhar atmosfera
25/06/2013 - Equipa da New Horizons mantém plano de voo original para Plutão
29/11/2011 - Luas de Plutão podem significar perigo para a New Horizons 
25/07/2007 - Neva em Caronte
28/02/2007 - A semana dos "flybys"
20/01/2006 - New Horizons partiu
18/06/2004 - New Horizons II - uma missão ao Sistema

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Mosaico de Crateras, Montanhas e Glaciares de Plutão (NASA)
As melhores imagens de Plutão (NASA via YouTube)
SPACE.com
Universe Today
New Scientist
spaceref
Astronomy Now
PHYSORG
EarthSky
Spaceflight Now
redOrbit
Spaceflight Insider
Astrobiology Magazine
BBC News
euronews
Metro
UPI
Forbes
The Verge
ars technica
engadget
gizmag
SAPOTEK
AstroPT

New Horizons:
Página oficial
NASA
Twitter
Wikipedia

Sistema de Plutão:
Plutão (Wikipedia)
Caronte (Wikipedia)
Nix (Wikipedia)
Hidra (Wikipedia)
Cérbero (Wikipedia)
Estige (Wikipedia)

 
Top Thingy Right