Top thingy left
 
ROVER PERSEVERANCE DEPOSITA A SUA PRIMEIRA AMOSTRA À SUPERFÍCIE DE MARTE
27 de dezembro de 2022

 


O rover Perseverance da NASA depositou o primeiro de vários tubos de amostras à superfície marciana no dia 21 de dezembro de 2021, o 653.º dia marciano, ou sol, da missão.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

 

Um tubo de titânio contendo uma amostra de rocha está já a descansar à superfície do Planeta Vermelho após ter sido lá colocado no dia 21 de dezembro pelo rover Perseverance da NASA. Durante os próximos dois meses, o rover irá depositar um total de 10 tubos no local chamado "Three Forks", construindo o primeiro depósito de amostras da humanidade noutro planeta. O depósito marca um passo histórico no início da campanha MSR (Mars Sample Return).

O Perseverance tem vindo a recolher amostras duplicadas de alvos rochosos que a missão seleciona. O rover tem atualmente as outras 17 amostras (incluindo uma amostra atmosférica) alojadas na sua "barriga". Com base na arquitetura da campanha MSR, o rover entregaria amostras a um futuro "lander" robótico. Este módulo, de aterragem, por sua vez, utilizaria um braço robótico para colocar as amostras numa cápsula de contenção a bordo de um pequeno foguetão que descolaria para a órbita de Marte, onde outra nave espacial capturaria o contentor de amostras e o enviaria em segurança para a Terra.

O depósito vai servir de reserva caso o Perseverance não consiga entregar as suas amostras. Nesse caso, um par de helicópteros marcianos seriam chamados para terminar o trabalho.

 

A primeira amostra a ser deixada cair foi um núcleo de rocha ígnea do tamanho de um giz informalmente chamada "Malay", que foi recolhida no dia 31 de janeiro de 2022, numa região da Cratera Jezero chamada "South Séítah". O complexo sistema de amostragem e armazenamento levou quase uma hora para recuperar o tubo de metal do interior da "barriga" do rover, vê-lo uma última vez com o seu instrumento CacheCam interno e para o largar de uma altura de cerca de 89 centímetros sobre uma zona cuidadosamente selecionada da superfície marciana.

Mas o trabalho não foi dado como concluído para os engenheiros no JPL da NASA no sul da Califórnia, que construiu o Perseverance e lidera a missão. Uma vez confirmada a queda do tubo, a equipa posicionou a câmara WATSON localizada na ponta do braço robótico com 2 metros de comprimento para espreitar de baixo do rover, verificando se o tubo não tinha rolado para perto das suas rodas.

Também queriam certificar-se de que o tubo não tinha pousado de tal forma que ficasse de pé (cada tubo tem uma peça plana na extremidade chamada "luva" para facilitar a sua recolha por futuras missões). Isso ocorreu menos de 5% do tempo durante os testes com o gémeo terrestre do Perseverance no campo marciano de testes do JPL. No caso de acontecer em Marte, a missão executará uma série de comandos para que o Perseverance derrube cuidadosamente o tubo com a extremidade do seu braço robótico.

 

Nas próximas semanas, terão outras oportunidades para ver se o Perseverance precisa de usar a técnica à medida que o rover deposita mais amostras no local de armazenamento "Three Forks".

"Ver a nossa primeira amostra no chão é um ponto alto da missão principal, que termina no dia 6 de janeiro", disse Rick Welch, gerente adjunto do projeto Perseverance no JPL. "É um bom alinhamento, estarmos a começar o nosso armazenamento à superfície ao mesmo tempo que encerramos este primeiro capítulo da missão".

Mais sobre a missão Perseverance

Um objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é a investigação astrobiológica, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover vai caracterizar a geologia do planeta e o clima passado e será a primeira missão a recolher e a armazenar rochas e rególito marciano, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA, vão enviar naves a Marte para recolher estas amostras armazenadas à superfície e trazê-las para a Terra para uma análise mais profunda.

A missão Mars 2020 do rover Perseverance faz parte da abordagem da exploração da Lua e de Marte da NASA, que inclui as missões Artemis à Lua que vão ajudar a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho.

 

 

 


Assim que a equipa do Perseverance confirmou que o primeiro tubo de amostras estava à superfície, os engenheiros do JPL posicionaram a câmara WATSON localizada na ponta do braço robótico com 2 metros de comprimento para espreitar de baixo do rover, verificando se o tubo não tinha rolado para perto das suas rodas.
Crédito: NASAJPL-Caltech/MSSS


// NASA (comunicado de imprensa)

Saiba mais

Cobertura da missão do rover Perseverance pelo CCVAlg - Astronomia:
16/12/2022 - Cientistas gravam pela primeira vez o som de um diabo de poeira marciano
09/12/2022 - Rover Perseverance recolhe amostras de poeira marciana
29/11/2022 - Rover Perseverance deteta mais carbono orgânico em Marte, em busca de sinais de vida
01/11/2022 - Os cientistas escolheram as primeiras amostras marcianas dignas de viajarem para a Terra
20/09/2022 - Rover Perseverance da NASA investiga terreno geologicamente rico de Marte
30/08/2022 - Rover Perseverance faz novas descobertas na Cratera Jezero
15/07/2022 - Perseverance explora locais de aterragem para a campanha MSR
07/06/2022 - Rover Perseverance da NASA estuda os ventos selvagens da Cratera Jezero
29/04/2022 - Helicóptero Ingenuity avista equipamentos que ajudaram ao pouso do rover Perseverance
21/12/2021 - Rover Perseverance faz descobertas surpreendentes
12/10/2021 - Perseverance obtém mais informações sobre o passado da Cratera Jezero
14/09/2021 - Rover Perseverance recolhe peças do puzle da história de Marte
07/09/2021 - Rover Perseverance da NASA obtém primeira amostra marciana
29/05/2021 - O detetive a bordo do rover Perseverance
14/05/2021 - Braço robótico do Perseverance começa a realizar ciência
04/05/2021 - Helicóptero marciano Ingenuity começa nova fase de demonstração
12/03/2021 - SuperCam do Perseverance transmite os primeiros dados
09/03/2021 - Rover Perseverance move-se pela primeira vez
26/02/2021 - À procura de vida nas amostras do rover Perseverance
19/02/2021 - Rover Perseverance da NASA pousa em segurança no Planeta Vermelho
09/02/2021 - Rover Perseverance a poucos dias de pousar em Marte
10/11/2020 - Estudo mostra a dificuldade em encontrar evidências de vida em Marte
31/07/2020 - Missão do rover Perseverance a caminho do Planeta Vermelho
30/06/2020 - Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance
27/11/2018 - Os locais de aterragem dos próximos rovers marcianos da NASA e da ESA

Notícias relacionadas:
SPACE.com
Universe Today
PHYSORG
Popular Science
BBC News

Marte:
CCVAlg - Astronomia
Wikipedia

Cratera Jezero:
Wikipedia

Rover Perseverance:
NASA
NASA - 2
Facebook
Twitter
Wikipedia

MSR (Mars Sample Return):
NASA
ESA
Facebook
Twitter
Wikipedia

 
Top Thingy Right