Rede de Centros

   

 

O Universo e o sistema solar são os temas centrais deste parque temático dedicado à astronomia, onde regularmente se espreita o céu em sessões nocturnas. O centro inclui ainda outras áreas científicas, que envolvem observações de acontecimentos quotidianos.

 


Aqui viaja-se no tempo até à época em que a mina do Lousal se encontrava activa, onde minérios formados há milhões de anos foram explorados por milhares de mineiros. Hoje, nesta mina explora-se ciência e extrai-se conhecimento.

 

A história do Universo, os sistemas solares agora conhecidos pelo Homem, os super-telescópios usados na investigação científica ou o conhecimento do céu nocturno através das constelações. É a astronomia em todas as suas vertentes que está em exibição neste Planetário.

 

Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho


O Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho é um Centro Ciência que funciona na Universidade de Coimbra (no edifício do Departamento de Física) com características de centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica. inclui a actual Biblioteca Rómulo de Carvalho, do Departamento de Física daquela Universidade, com uma forte componente multimédia em todas as áreas da ciência, e o portal na Internet “Mocho”, actualmente gerido pelo Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra.

 

Centro Ciência Viva de Lagos

Foi daqui que partiram os exploradores para África e foi aqui que se aperfeiçoaram técnicas de construção naval e de orientação. Os instrumentos de orientação e navegação, a vida a bordo de um navio e a comunicação à distância são por isso os temas principais deste centro.

 

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Espreitar a vida de morcegos em tempo real, viajar num simulador ao longo de 175 milhões de anos, descer às profundezas da Nascente do Alviela e compreender numa simulação tridimensional como funciona um dos maiores reservatórios de água do nosso país são algumas das propostas deste centro.  

 

Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova


Num dos munícipios portugueses que mais CO2 fixa, o tema principal deste centro só podia ser a floresta. Aqui descobre-se como a floresta desempenha um papel vital na manutenção do equilíbio ecológico, os perigos que a ameaçam e como reduzi-los ou mesmo eliminá-los.

 

 

Centro Ciência Viva de Bragança

Alguma vez pensou no impacto ambiental que as suas acções têm no planeta – os transportes que utiliza, a escolha dos produtos que compra no supermercado, os hábitos energéticos? Neste centro descobre-se como o mundo da energia e do ambiente é uma presença constante no nosso dia-a-dia.

Catálogo de Fotografias

 

Centro Ciência Viva de Sintra


Como é a nossa pele vista de perto? O que é mais arrepiante: um looping numa montanha russa ou uma aranha peluda? E como será saltar à macaca num grande tapete musical? Estas são apenas algumas das experiências que se podem viver neste centro.

 

Centro Ciência Viva - Planetário Calouste Gulbenkian


O que sabe acerca do Sol, das estrelas e dos Planetas ou mesmo sobre a Terra? O Planetário Calouste Gulbenkian propõe uma viagem fascinante ao Universo, desde o Big Bang até às viagens espaciais e ao Telescópio Espacial Hubble.

 

Centro Ciência Viva de Estremoz


Quem imagina a terra como um lugar estático e inanimado, onde tudo acontece aleatoriamente, ficará muito surpreendido. Neste centro descobre-se um planeta vivo e complexo, mas onde tudo está interligado e acontece de uma forma maravilhosamente simples.

 

Centro Ciência Viva de Tavira

A água e a energia são os temas principais deste centro onde se pode aprender mais sobre a poluição dos cursos de água, a modelação da paisagem pela chuva e pelos rios, a energiia hidroeléctrica, a meteorologia ou a paisagem da Ria.

 

Centro Ciência Viva de Porto Moniz


A Floresta Laurissilva, com 20 milhões de anos, é o tema principal deste centro situado na Madeira. Aqui pode descobrir-se a origem e a fauna desta floresta anterior ao aparecimento do Homem, um dos locais no mundo com maior índice de diversidade de plantas por km2.

 

Centro Ciencia Viva de Aveiro - a Fabrica


A Fábrica apresenta cinco espaços principais: uma cozinha onde as receitas se transformam em protocolos científicos, duas actividades de robótica, uma fábrica que guarda informações inesperadas e ainda um laboratório com paredes de vidro.

 

 

 

   

 

 

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva


O maior centro do país aborda muitos e variados temas de uma forma lúdica e interactiva. Da física à matemática, passando pela tecnologia e outras áreas do conhecimento, são aqui desvendados muitos segredos.

 

Centro Ciência Viva de Coimbra - Exploratório Infante D. Henrique


Descobrir as várias formas de comunicar do mundo animal, dar a volta a Portugal de rocha em rocha, saltar na Lua, deixar a silhueta numa parede, usar um vegetal para ver as horas ou construir uma Europa a quatro cores são apenas alguns exemplos do que o Exploratório tem para oferecer.

 

Centro Ciência Viva do Algarve - Faro


Qual a idade do fundo dos oceanos? Porque treme a Terra? Qual a cor do mar e porque é salgado? Como se formam as ondas? Estas são apenas algumas questões cujas respostas pode descobrir neste centro, cujo tema central é o o Sol e a sua influência sobre a Terra e os seres vivos.

 

Centro Ciência Viva de Vila do Conde


Que companheiros de viagem poderíamos encontrar numa viagem através dos vasos sanguineos? Com que obstáculos poderíamos deparar-nos? Será que uma alimentação e estilo de vida saudáveis poderão ajudar? Neste centro, é o corpo humano e muito particularmente o sangue que estão em destaque.

 

Centro Ciência Viva - Visionarium


Neste centro embarcamos em cinco fantásticas odisseias associadas aos domínios da Terra, da Matéria, do Universo, da Vida e da Informação. Perguntas como o que é o ADN, porque voam os aviões, o que é o plasma, qual será o nosso peso em Plutão ou como funcionam os computadores, entre tantas outras, não ficarão sem resposta.

 

Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores

Desde Setembro de 2012 que o Expolab pertence à Rede de Centros Ciência Viva. Espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, o Expolab organiza exposições, workshops, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliers para todas as idades durante todo o ano. Situado em Lagoa, próximo de Ponta Delgada.

 


Contactos:
 Rua Comandante Francisco Manuel
     8000-250 Faro
 Telefone: 289 890 920
 E-mail: info@ccvalg.pt