
No desenvolvimento da sua missão, o Centro Ciência Viva do Algarve integra várias Redes.
A Rede Ciência Viva
O Centro Ciência Viva do Algarve integra a Rede de Centros Ciência Viva desde da sua criação. A cargo da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta rede tem como objetivos articular e apoiar a atuação dos Centros Ciência Viva, estimular a formação do respetivo pessoal, fomentar o intercâmbio entre as entidades que os integram, assim como a cooperação internacional nas suas áreas de atividade.
A Ciência Viva é uma rede dinâmica, que integra 21 espaços de divulgação científica, e que continua a expandir-se. Cada Centro Ciência Viva alimenta a sua própria rede local e regional, ligada a autarquias, empresas, escolas, universidades, politécnicos e unidades de investigação da sua região. Há muitos e bons museus de ciência em todo o mundo, mas nenhuma rede como a da Ciência Viva. Um dos motivos da sua originalidade reside nos espaços que ocupa. Em alguns casos foram construídos espaços de raiz, noutros recuperaram-se edifícios antigos com fortes raízes locais: um convento em Estremoz, uma igreja em Tavira, uma fábrica em Aveiro e até uma prisão em Vila do Conde. Descobrir a ciência que faz hoje e se projeta no futuro num lugar repleto de memórias do passado é uma experiência singular. Desde 1998, mais de 13 milhões de pessoas visitaram a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
Saiba mais sobre a Rede Ciência Viva e cada um dos Centros de Ciência Viva em: www.cienciaviva.pt/centroscv/rede/
RMA - Rede de Museus do Algarve
O Centro Ciência Viva do Algarve pertence à RMA - Rede de Museus do Algarve, estrutura informal constituída por museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas, incluindo também projetos museológicos em constituição.
A RMA assenta a sua acção numa “Carta de Princípios” com as seguintes orientações: liberdade de adesão, cooperação em rede, serviço público e ética profissional, informação e comunicação, formação, inovação e programação museológica. Pretende desenvolver projectos de cooperação entre os museus e promover acções das quais resultem maior eficácia e economia de meios, através da partilha equilibrada e objectivada dos recursos disponíveis.
De entre os vários projetos realizados em parceria pelos membros da RMA, o Guia dos Museus do Algarve representa um excelente exemplo da qualidade do trabalho desenvolvido nesta Rede, que pode consultar neste link.
ecsite - The European Network of Science Centres and Museums
O Centro Ciência Viva do Algarve é membro da rede Ecsite - The European Network of Science Centres and Museums desde 2015. Esta rede europeia de museus e centros de ciência criada há 20 anos, tem como objetivo a promoção da investigação e a partilha de conhecimento entre os seus membros, profissionais de 400 instituições em 50 países, facilitando a troca de informações e a implementação das boas práticas sobre questões atuais.
O Centro Ciência Viva do Algarve participa atividade no grupo EQUITY@ECSITE que tem por objetivo promover boas práticas para a equidade e inclusão nos museus e centros de ciência.
Ligação: www.ecsite.eu
DOORS - Rede Digital Incubadora de Museus
O CCVAlg faz parte da rede DOORS - Rede Digital Incubadora de Museus. O DOORS recebeu financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia e programa de inovação ao abrigo do contrato n.º 101036071.
"A DOORS tem como foco a maturidade digital de pequenos e médios museus e das suas equipas. A questão central é focada em ajudar a desenvolver estratégias e valores digitais para que museus se possam adaptar e se reinventar para fortalecer a sua atuação, atingir o seu público e desenvolver novos, e garantir a recuperação financeira e a sustentabilidade do museu"- Traduzido.
Ligação: www.ecsite.eu
O nosso testemunho:
Escolhemos candidatar-nos ao projecto DOORs sem saber exactamente se estaríamos à altura das tarefas em mãos e se sairíamos dele com os conhecimentos necessários para aumentar a imaturidade digital no nosso Museu. Bem, superou as nossas expectativas! Saímos da nossa zona de conforto, aprendendo novas e estimulantes formas de interagir e aceder ao nosso público. Além disso, a troca de conhecimentos e experiências com vários pares e com os mentores (Ars Electronica , Museum Booster , Ecsite) reforçou não só esta aventura mas fez-nos sentir que não estamos sozinhos: podemos aprender uns com os outros e melhorar os museus para tod@s.
Dúvidas:
Para mais informações contacte-nos através de email info@ccvalg.pt ou telefone +351 289 890 920 (chamada para a rede fixa nacional)