Estufa

Espaço onde o visitante pode conhecer plantas que crescem em culturas hidropónicas, observar “jardins suspensos”, o “jardim de aromas” e plantas alimentadas por peixes.

Aqui é possível desvendar um pouco mais do fantástico mundo interior das plantas, descobrir, com a ajuda da lupa, particularidades das folhas do Jardim da Cigarra e, com o microscópio, observar células vegetais.

Culturas hidropónicas

A cultura hidropónica é uma técnica que não recorre ao uso de terra.

As plantas são alimentadas apenas com uma mistura de água e nutrientes. A terra que deveria alimentar e suportar as raízes dá lugar a um substrato inerte que tem apenas a função de suporte.

É neste sistema de cultivo que temos o nosso “jardim de aromas” com várias plantas aromáticas. Conhece as propriedades de todas elas?

Jardins suspensos

Os “Jardins Suspensos” decoram o interior da estufa. São uma forma original de manter plantas sem ocupar muito espaço. Consistem em bolas de terra, suspensas no por cordas, envoltas em musgo que mantêm as raízes das plantas suficientemente húmidas dando-lhe as condições necessárias para o seu crescimento.

Alfaces alimentadas por tilápias

Limpeza (desnitrificação) da água

No interior da estufa pode observar de perto um sistema de alimentação de alfaces natural e eficiente. Aqui são os peixes (tilápias) que fornecem alguns dos nutrientes que as alfaces necessitam. Em contrapartida as raízes das alfaces retiram o excesso de nitratos da água, tornando-a mais limpa para os peixes. Quem está por detrás da transformação em nitratos?

Observações à lupa e ao microscópio

Ver o interior das plantas

Conhece uma planta por dentro? Que tipo de vasos condutores possui um caule? E por fora? Conhece as características das folhas? Aqui pode aprofundar os seus conhecimentos e descobrir algumas curiosidades sobre a estrutura das plantas que à vista desarmada nos passam despercebidas.

Contactos:
     8000-250 Faro