Como fazer crescer uma laranjeira num frasco de vidro

Cartaz

Como fazer crescer uma laranjeira num frasco de vidro

Crianças +12 Escolas Famílias  15:00   29 de Novembro 2014

Centro Ciência Viva do Algarve

Para estudar as laranjeiras pode recorrer-se a porções da planta que se colocam em recipientes como frascos ou tubos de vidro com meio nutritivo. Não se utiliza terra, uma vez que os nutrientes são fornecidos através de meios de cultura e as plantas crescem num ambiente com controlo de luz, humidade e temperatura. Este tipo de cultura designada in vitro permite a multiplicação e a obtenção de milhares de plantas iguais entre si. As plantas desenvolvidas são depois transferidas para terra e crescem numa estufa para se adaptarem às condições externas e posteriormente serem colocadas ao ar livre. Nesta palestra/atividade iremos ver e aprender como podem as plantas crescer in vitro.

Esta palestra/atividade tem como responsável: - Natália Marques (CEOT- UAlg). Colaboradores: - Amílcar Marreiros Duarte (MeditBio-UAlg); - Gustavo Nolasco (MeditBio-UAlg); - Sandra Formiga (UAlg).

SEMANA DA CIÊNCIA & TECNOLOGIA – de 24 a 30 de Novembro

A Semana da Ciência e Tecnologia tem como objetivo despertar a população, em especial as crianças e os jovens em idade escolar (do pré-escolar ao ensino secundário) para os temas da cultura científica e tecnológica e para a valorização da criatividade, da atitude científica e da inovação, através da participação em ações de divulgação e de promoção da Ciência que se faz em Portugal, dando a conhecer como é que os nossos cientistas trabalham e que resultados obtêm, e ainda debater temas atuais da Ciência.

Durante a semana, as visitas ao CCVALG são temáticas, estando cada dia associado a um tema de interesse para os públicos escolares, do primeiro ciclo ao secundário. As visitas poderão incluir pequenas palestras e/ou atividades sobre os temas em destaque.

Telefone: 289 890 920 | E-mail: info@ccvalg.pt