Top thingy left
 
CASSINI DESCOBRE QUE ENCÉLADO PODE TER "TOMBADO"
2 de junho de 2017

 


Trabalhando com dados da missão Cassini da NASA, investigadores encontraram evidências de que a lua de Saturno, Encélado, pode ter "tombado", reorientando-se de modo a que o terreno mais perto do seu equador original foi deslocado para os polos. Este fenómeno é conhecido como deriva polar verdadeira.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI/Universidade Cornell
(clique na imagem para ver versão maior)

 

De acordo com uma recente investigação pela missão Cassini da NASA, Encélado, a lua gelada e oceânica de Saturno, pode ter "tombado" no passado distante. Os cientistas encontraram evidências de que o eixo de rotação da lua - a linha que passa através dos polos norte e sul - foi reorientado, possivelmente devido a uma colisão com um corpo mais pequeno, como por exemplo um asteroide.

Examinando as características da lua, a equipa mostrou que o eixo de rotação de Encélado parece ter sido inclinado do seu eixo original cerca de 55 graus - mais de "meio caminho andado" até ficar completamente de lado. "Descobrimos uma cadeia de áreas baixas, ou bacias, que traçam uma cintura na superfície da lua que pensamos ser remanescentes fósseis de um equador e de polos anteriores," comenta Radwan Tajeddine, da equipa de imagem da Cassini e da Universidade de Cornell, Ithaca, Nova Iorque, autor principal do artigo.

A área em torno do atual polo sul da lua gelada é uma região geologicamente ativa onde longas fraturas lineares, a que chamamos listras de tigre, cortam a superfície. Tajeddine e colegas especulam que um asteroide poderá ter atingido a região no passado, quando esta estava mais perto do equador. "É improvável que a atividade geológica neste terreno tenha sido iniciada por processos internos," explica. "Nós pensamos que, a fim de levar a cabo uma tão grande reorientação da lua, é possível que um impacto tenha estado por trás da formação deste terreno anómalo."

Em 2005, a Cassini descobriu que jatos de vapor de água e partículas geladas são expelidos das listras de tigre - evidências de que um oceano subterrâneo está a "vazar" diretamente para o espaço por baixo do ativo terreno polar sul.

Quer tenha sido provocado por um impacto ou por outros processos, Tajeddine e colegas pensam que a rutura e a criação do terreno das listras de tigre fizeram com que parte da massa de Encélado fosse redistribuída, tornando a rotação da lua instável e oscilante. A rotação acabaria por estabilizar-se, provavelmente levando mais de um milhão de anos. Quando a rotação acalmou, o eixo norte-sul tinha sido reorientado para passar por diferentes pontos na superfície - um mecanismo que os cientistas chamam de "deriva polar verdadeira."

Esta ideia de deslocamento polar ajuda a explicar porque é que os polos norte e sul modernos de Encélado parecem bastante diferentes. O sul é ativo e geologicamente jovem, enquanto o norte está coberto por crateras e parece muito mais antigo. Os polos originais da lua seriam mais similares antes do evento que fez com que Encélado "tombasse" e deslocasse o terreno das listras de tigre para a região polar sul da lua.

Os resultados foram publicados na edição online de 30 de abril da revista Icarus.

 


comments powered by Disqus

 


Investigadores da Cassini encontraram evidências de que a ativa região polar sul de Encélado - o terreno fraturado visto na parte de baixo - pode ter estado, originalmente, mais perto do equador da lua gelada.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
17/03/2017 - Polo sul de Encélado é mais quente por baixo da superfície
10/05/2016 - Jatos de Encélado: surpresas na luz de uma estrela
20/10/2015 - Imagens mais próximas do norte de Encélado
18/09/2015 - Cassini descobre oceano global em Encélado
13/03/2015 - Cassini sugere atividade hidrotermal no oceano de Encélado
04/04/2014 - Encélado tem um mar subterrâneo
24/06/2011 - Cassini captura spray oceânico em lua de Saturno
08/03/2011 - Cassini descobre que Encélado é um verdadeiro poço de energia
26/02/2010 - Cassini descobre pletora de plumas e zonas quentes em Encélado
26/06/2009 - Descoberta de sais pela Cassini aponta para oceano por baixo de Encélado
24/07/2009 - Lua de Saturno mostra evidências de amónia
29/11/2008 - Jactos de Encélado - molhados ou apenas selvagens?
26/08/2008 - Cassini observa fonte dos jactos em Encélado
13/08/2008 - Cassini revisita lua gelada de Saturno
09/08/2008 - Cassini prepara-se para passar novamente por Encélado
29/03/2008 - Cassini prova material orgânico de Encélado
15/03/2008 - Cassini voa pelas plumas de Encélado
14/03/2007 - Um começo quente pode explicar os geysers de Encélado
10/03/2006 - Cassini encontra sinais de água líquida em lua de Saturno
02/12/2005 - Vulcões de gelo em Encélado

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Universidade de Cornell (comunicado de imprensa)
Icarus
SPACE.com
COSMOS
ScienceDaily
PHYSORG
Gizmodo

Encélado:
Solarviews
Wikipedia

Deriva polar verdadeira:
Wikipedia

Saturno:
Solarviews
Wikipedia

Cassini:
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 
Top Thingy Right